quarta-feira, outubro 30

Padrão Harmonico dos Preços

2.1 - Padrões Harmônicos de Preços



Agora que você já estudou padrões gráficos, é hora de seguir em frente e adicionar algumas ferramentas mais avançadas para o seu arsenal de negociação.

Nesta lição, vamos estudar os padrões harmônicos de preços. Esses "bad boys" podem ser um pouco difíceis de se compreender, mas uma vez que você entenda estas configurações, pode levar bons lucros a partir de sua correta aplicação.

A ideia desses padrões é que eles ajudem as pessoas a localizar possíveis retraçamentos das tendências recentes. Na verdade, vamos fazer uso de outras ferramentas que já estudamos - o retraçamento e as extensões Fibonacci.

Combinando essas maravilhosas ferramentas para detectar esses padrões harmônicos, vamos ser capazes de distinguir as áreas possíveis para a continuação da tendência global.

Nesta lição, vamos discutir o seguinte Padrões Harmônicos de Preços:

* Padrão ABCD

* Padrão Three-Drive

* Padrão Gartley

* Padrão Crab

* Padrão Bat

* Padrão Butterfly

Ufa! Isso é bastante assunto!

Mas não se preocupe... Uma vez que você pegue o jeito das coisas, vai ser tão fácil quanto 1, 2, 3! Começaremos com os padrões básicos ABCD e o three-drive antes de falar sobre o Gartley e sobre os animais (Crab, Bat, Butterfly).

Depois de aprender sobre eles, vamos dar uma olhada nas ferramentas que você precisa para utilizar estes padrões com êxito em suas negociações.

Algo que serve para todos os padrões harmônicos é que deve-se esperar suas conclusões antes de tomar qualquer medida de venda ou compra. Você entenderá melhor mais adiante.

Original: http://www.babypips.com/school/harmonic-price-patterns.html


2.2 - O ABCD e o Three Drive

O ABCD

Vamos começar esta lição com os mais simples padrões harmônicos, o que poderia ser mais básico do que um bom ABC? Nós apenas adicionamos uma letra, e temos o padrão ABCD!

Para encontrar este padrão gráfico, tudo que você precisa são olhos de falcão e um bom domínio sobre Fibonacci.

Para ambas as versões de alta e baixa do padrão gráfico ABCD, as linhas AB e CD são conhecidas como pernas, enquanto BC é chamado de correção ou retraçamento. Se você usar a ferramenta de retraçamento Fibonacci na perna AB, o retraçamento BC deve chegar até o nível de 0,618. Em seguida, a linha CD deve ser a extensão Fibonacci de 1,272 de BC.

Simples, não? Tudo o que você tem a fazer é esperar que o padrão se complete (atingindo o ponto D) antes de quaisquer posições de venda ou compra.



Se você quiser ser mais rigoroso sobre o assunto, aqui estão as regras de um padrão ABCD válido:

* O comprimento da linha AB deve ser igual ao comprimento da linha CD.

* O tempo que leva para o preço ir de A para B deve ser igual ao tempo que leva para o preço se mover de C para D.

Three-Drive

O padrão de three-drive é muito parecido com o padrão ABCD, exceto pelo fato de ele ter três pernas (agora conhecidas como drives) e duas correções ou retraçamentos. Fácil! Na verdade este padrão é o ancestral da onda Elliott.

Como de costume, você precisará de seus olhos de falcão e da ferramenta Fibonacci e de um pouco de paciência também.



Como você pode ver no gráfico acima, o ponto A deve ser o retraçamento 61,8% do drive 1. Da mesma forma, o ponto B deve ser o retraçamento 0,618 da unidade 2. Então, o drive 2 deve ser a extensão 1,272 da correção A e o drive 3 deve ser a extensão 1,272 da correção B.

No momento em que todo o padrão com os três drives estiver completo, você pode puxar o gatilho do comércio de compra ou venda. Normalmente, quando o preço atinge o ponto B, você já pode definir as suas encomendas de compra ou de venda na extensão 1,272 para que não perca!

Mas primeiro, seria melhor verificar se estas regras também serão válidas:

* O tempo que leva para completar o preço do drive 2 deve ser igual ao tempo que leva para completar o drive 3.

* Além disso, o tempo para completar os retraçamentos A e B devem ser iguais.

Original: http://www.babypips.com/school/the-abcd-and-the-three-drive.html

2.3 - O Gartley e os Animais

Era uma vez um trader insanamente inteligente chamado Harold McKinley Gartley.

Ele tinha um serviço de consultoria para o mercado de ações na década de 30 com uma audiência enorme. Este serviço foi um dos primeiros a aplicar os métoros cientíicos e estatísticos para analisar o comportamente do mercado de ações.

De acordo com Gartley, ele foi finalmente capaz de resolver dois dos maiores problemas dos traders: o quê e quando comprar.

Logo, os traders perceberam que esses padrões podem também ser aplicados para outros mercados. Deste então, vários livros, softwares, e outros padrões (discutidos abaixo) foram feitos com base no Gartley.

Padrão Gartley a.k.a. "222"

O Padrão Gartley "222" é nomeado pelo número da página que é encontrado no livro de Gartley chamado Profits in the Stock Market (em português:

lucros na bolsa de valores). Gartleys são padrões que incluem o padrão básico ABCD mas que são precedidos por uma significativa alta ou baixa.

Agora, esses padrões normalmente se formam quando uma correção da tendência global está ocorrendo e se parece com "M" (ou "W" para os padrões de baixa).

Esses padrões são usados para ajudar os traders a encontrar pontos de entrada para entrar na tendência global.



Um Gartley é ormado quando o preço da ação está em uma recente tendência de alta (ou de baixa), mas começou a mostrar sinais de uma correção.

O que faz da configuração Gartley algo agradável é os pontos de reversão são retraçamento e extensão Fibonacci. Isto dá uma forte indicação de que o par pode reverter.

Este padrão pode ser difícil de se detectar e quando o fizer, ele pode confundí-lo quando usado juntamente com todas aquelas ferramentas Fibonacci. A chave para evitar toda a confusão é levar as coisas um passo de cada vez.

Em qualquer caso, o padrão contém um padrão ABCD de alta ou de baixa, mas é precedido por um ponto (X) que está além do ponto D. O Gartley "perfeito" tem as seguintes características:

1. O movimento AB deve ser o retraçamento 0,618 do movimento XA.

2. O movimento BC deve ser o retraçamento 0,382 ou 0,886 do movimento AB.

3. Se o retraçamento do movimento BC é de 0,382 do movimento AB, então CD deve ser 1,272 do movimento CD. Consequentemente, se o movimento BC é de 0,866

do movimento AB, então CD deve ser extensão 1,618 do movimento BC.

4. Movimento CD deve ser 0,786 de retraçamento do movimento XA.

Os Animais

Com o tempo, a popularidade do padrão Gartley cresceu e as pessoas acabaram descobrindo suas próprias variações.

Por alguma estranha razão, os descobridores dessas variações decidiram nomeá-las a partir de animais. Sem mais delongas, aqui está o "zoológico":

Crab (Carangueijo)

Em 2000, Scott Carney, um crente firme em padrões harmônicos, descobriu o "Carangueijo".

Segundo ele, este é o mais precioso entre todos os padrões harmônicos devido à forma como o extremo Potencial da Zona de Reversão do movimento XA.

Este padrão tem uma alta relação recompensa/risco, pois você pode colocar um stop muito apertado. O padrão de Crab "perfeito" deve ter os seguintes aspectos:

1. O movimento AB deve ser o retraçamento 0,382 ou 0,618 do movimento XA.

2. O movimento BC pode ser o retraçamento 0,382 ou 0,886 do movimento AB.

3. Se o retraçamento do movimento BC é de 0,382 do movimento AB, então CD deve ser 2,24 do movimento BC. Consequentemente, se o movimento BC é 0,886 do movimento AB, então CD deve ser a extensão 3,618 do movimento BC.

4. CD deve ser a extensão 1,618 do movimento XA.

Bat (Morcego)

Vem de 2001, Scott Carey descobriu outro Padrão Harmônico de Preços chamado de "Morcego". O Bat é definido pelo retraçamento de 0,886 do movimento XA como uma Potencial Zona de Reversão. O padrão do Bat tem as seguintes qualidades:

1. O movimento AB deve ser o retraçamento 0,382 ou 0,500 da movimento XA.

2. O movimento BC pode ser o retraçamento 0,382 ou 0,886 do movimento de AB.

3. Se o retraçamento do movimento BC é de 0,382 do movimento AB, então CD deve ser a extensão do movimento de 1,618 BC. Consquentemente, se o movimento

BC é de 0,886 do movimento AB, então CD deve ser a extensão 2,618 do movimento BC.

4. CD deve ser o retraçamento 0,886 do movimento XA.

Butterfly (Borboleta)

Este é o padrão da Borboleta. Como Muhammad Ali, se você localizar esta configuração, você certamente fará uns bons pips!

Criado por Bryce Gilmore, o padrão perfeito da borboleta é definido pelo retraçamento 0,786 do movimento AB em relação ao movimento XA. A borboleta

contém as seguintes características específicas:

1. O movimento AB deve ser o retraçamento 0,768 do movimento XA.

2. O movimento BC pode ser o retraçamento 0,382 ou 0,866 do movimento AB.

3. Se o retraçamento do movimento BC é de 0,382 do movimento AB, então CD deve ser a extensão do movimento BC. Consequentemente, se o movimento BC é de

0,886 do movimento AB, então CD deve ser a extensão 2,618 do movimento BC.

4. CD deve ser 1,27 ou 1,618 do movimento XA.

Original: http://www.babypips.com/school/the-gartley-and-the-animals.html

2.4 - 3 Passos nas Operações com Padrões Harmônicos de Preços

Como você deve ter adivinhado, para lucrar com Padrões Harmônicos é necessário ser capaz de detectar os padrões "perfeitos" e comprar ou vender ao se completarem.

Existem três passos básicos para localizar os Padrões Harmônicos:

* Passo 1: Localizar um potencial Padrão Harmônico de Preços

* Passo 2: Medir o potencial Padrão Harmônico de Preços

* Passo 3: Comprar ou vender após o Padrão estar completo


Seguindo estes três passos básicos, você poderá encontrar altas possibilidades de obter alguns pips.

Vamos ver este processo em ação!

Passo 1: Localizar um potencial Padrão Harmônico de Preço

Hmm, isso parece um potencial Padrão Harmônico! Neste momento, não estamos exatamente certos de que tipo de padrão seja. Parece um three-drive, mas poderia ser um morcego ou carangueijo.

Aff... poderia ser até um alce! Em todo caso, vamos rotular os pontos de inversão.

Passo 2: Medir o potencial Padrão Harmônico de Preços

Usando a ferramenta Fibonacci, uma caneta e um pedaço de papel, vamos listar nossas observações.


1. O movimento BC é retraçamento 0,618 do movimento AB.

2. O movimento CD é extensão 1,272 do movimento BC.

3. O comprimento de AB é aproximadamente igual ao comprimento do CD.

Este padrão se qualifica por ser um padrão de alta ABCD, que é um forte sinal de compra.

Passo 3: Comprar ou Vender na conclusão do Padrão Harmônico de Preço

Uma vez que o modelo se completa, tudo que você tem a fazer é responder de forma adequada com uma ordem de compra ou de venda.

Neste caso, você deve comprar no ponto D, que é extensão de 1,272 Fibonacci do movimento BC, e colocar o stop loss um par de pips abaixo do seu preço de entrada.

É tão fácil assim sempre?

Não exatamente.

O problema com os padrões harmônicos de preços é que eles são tão perfeitos que são bem difíceis de se encontrar, como uma espécie de diamante bruto.

Mais do que saber os passos, você precisa ter bons olhos para detectar possíveis padrões de preços harmônicos e muita paciência para esperar que o padrão termine.

Original: http://www.babypips.com/school/3-steps-in-trading-harmonic-price-patterns.html

2.5 - Resumo - Padrões Harmônicos de Preços



Padrões harmônicos de preços nos permitem distinguir as possíveis áreas para a continuação da tendência global.

Existem seis padrões harmônicos de preços:

* O padrão ABCD

* O padrão three-drive

* O padrão Gartley

* O padrão Crab

* O padrão Bat

* O padrão Butterfly

Os três passos básicos para identificar padrões harmônicos de preços são os seguintes:

* Passo 1: Localizar um potencial padrão harmônico de preços

* Passo 2: Medir o potencial padrão harmônico de preços

* Passo 3: Comprar ou Vender após a realização do padrão harmônico de preços

Novamente, os padrões harmônicos de preços são tão perfeitos que são muito difíceis de se detectar.

Mais do que saber os passos, você precisa ter olhos abertos para detectar possíveis padrões harmônicos de preços e muita paciência para esperar que ele se conclua.

Com bastante prática e experiência, usando os padrões de negociação harmônicos de preços podem produzir uma grande quantidade de pips!

Original: http://www.babypips.com/school/summary-of-harmonic-price-patterns.html

0 comentários: