domingo, maio 22

Maiores Econômias Mundiais - Nova Zelândia

Nova Zelândia

Se você já viu o Senhor dos Anéis, você provavelmente sabe que Middle Earth se localiza em algum lugar das colinas da Nova Zelândia.

Mais do que a casa de Frodo Baggins e de seus amigos, Nova Zelândia é um dos poucos vizinhos da Austrália, e se localiza na região sul do Pacífico.

O país é feito por duas ilhas, a Ilha Norte e a Ilha Sul e por muitas outras ilhas menores.

Famoso por hospedar uma população maior de ovelhas do que de pessoas, Nova Zelândia é a casa 4 de milhões de residentes. Para colocar isto em perspectiva, apenas Nova Iorque tem uma população de 8,4 milhões de pessoas em 2009.

Nova Zelândia é também conhecida como Aotearoa, que significa "Terra da Grande Nuvem Branca" em Maori, uma das maiores linguagens do país.

Nova Zelândia: fatos, números e recursosVizinhos: Austrália, Fiji, Tonga

Tamanho: 104.454 milhas quadradas

População: 4.268.600

Densidade: 40,9 habitantes por milha quadrada

Capital: Wellington (população do município 179.466)

Chefe de Estado: rainha Elizabeth II

Chefe de Governo: Primeiro-ministro John Key.

Moeda: Dólar da Nova Zelândia (NZD).

Principais importações: máquinas e equipamentos, veículos e aviões, petróleo, produtos eletrônicos, têxteis, plásticos.

Principais exportações: Russell Crowe, minérios e metais, alimentos e animais vivos lã, combustíveis, máquinas e equipamentos de transporte.

Parceiros de Importação: Alemanha 13,5%, EUA 10,2%, França 8,1%, 6,3%, Países Baixos, Bélgica 4,9%, Itália 4,7%.

Parceiros de Exportação: EUA 15,7%, Alemanha 10,5%, França 9,5%, Países Baixos 6,9%, 6,5% na Irlanda, Bélgica 5,6%, Espanha 4,4%, Itália 4,4%.

Fuso Horário: GMT 12.

Website: http://www.newzealand.govt.nzPanorama Econômico

Com uma população pequena, a economia da Nova Zelândia também é relativamente pequena. O seu PIB, que é avaliado em 182 bilhões de NZD em 2009, está em 60º entre as economias do mundo. Mas não subestime a Nova Zelândia... Este país é um forte jogador no mercado!

A atividade econômica é altamente dependente do comércio, principalmente com a Land Down Under (Austrália), com a Terra do Sol Nascente (Japão) e com o Tio Sam (EUA). É uma economia movida pela exportação, tendo os seus principais produtos como minérios, metais e a lã formando um terço do seu PIB. Ela também exporta grande parte dos de carne e de seus produtos lácteos.

Suas inddústrias principais são a agricultura e o turismo, e eles têm um pequeno desenvolvimento em setores teconógicos. Por isso, as importações de outros países são em sua maioria máquinas pesadas, equipamentos, veículos e produtos eletrônicos.

Como o país eliminou muitas barreiras ao investimento estrangeiro, o Banco Mundial elogiou a Nova Zelândia por ser um dos países mais favoráveis aos negócios no mundo, seguido da Singapura.

Política Monetária e Política Fiscal

O Banco de Reserva da Nova Zelândia (RBNZ http://www.rbnz.govt.nz/) é responsável pela política monetária e fiscal do país. Atualmente presidida pelo governador Alan Bollard, o RBNZ realiza reuniões de política monetária oito vezes por ano. O RBNZ é encarregado de manter a estabilidade dos preços, das taxas de juros e das taxas cambiais.

Para atingir a estabilidade dos preços, o RBNZ deve garantir que a inflação anual cumpra uma meta de 1,5% do banco central... caso contrário, o governo tem o direito de tirar o Governador do RBNZ do cargo.

O RBNZ tem as seguintes ferramentas em seu arsenal de política monetária:

A taxa oficial de caixa (OCR), que afeta a taxas de juros a curto prazo, é definida pelo Governador RBNZ. Ao emprestar 25 pontos bases acima ou 25 pontos abaixo da OCR para bancos comerciais, o banco central pode então controlar a taxa de juros oferecida a indivíduos e empresas.

Operações de mercado aberto são usadas para atingir a meta em dinheiro ou o montante das reservas em bancos centrais. Pela previsão da meta de caixa diário, o RBNZ é capaz de calcular quanto dinheiro injetar na economia a fim de atingir a meta.

Conhecendo o NZD

O dólar neozelandês é apelidade de "Kiwi". É um pássaro! É um avião! Não, espere, isso é realmente um pássaro. O Kiwi também é o símbolo nacional da Nova Zelândia... vamos nos concentrar no Kiwi como moeda e em suas características importantes.

Mostre-me as matérias primas!

Visto que a economia da Nova Zelândia é majoritariamente dependente de suas exportações de matérias-primas e produtos agrícolas, o desempenho econômico da região está relacionado aos preços das matérias primas.

Se os produtos das matérias primas sobem, então a quantidade de dinheiro pago para as exportações da Nova Zelândia também sobe, o que faz uma cotribuição ao PIB do país. Um PIB superior reflete um forte desempenho econômico, o que poderia levar a uma apreciação do Kiwi.

Por outro lado, se os preços das matérias primas cairem, os preços para exportação cai, e faz uma diminuição no PIB. Um PIB mais baixo pode fazer o Kiwi depreciar.

Eu ando de mãos dadas com o AUD

Uma vez que a Austrália é o maior parceiro de comércio da Nova Zelândia, o desempenho econômico da Austrália tem um enorme impacto na Nova Zelândia.

Por exemplo, quando a economia australiana vai bem, as empresas australianas aumentam suas atividades de importação, e quem se beneficia principalmente com isso? A Nova Zelândia!

...E como o AUD, eu gosto de carry trades!

Assim como a Austrália, a Nova Zelândia tem juros mais altos em comparação com grandes economias, como os EUA, Reino Unido e Japão.

Diferenciais de taxas de juros entre as economias, muitas vezes servem como indicadores dos fluxos de dinheiro. Como os investidores preferem receber retornos mais elevados, eles vendem os investimentos de menor rendimento em troca de ativos ou moedas de maior rendimento. Em outras palavras, quanto maior a taxa de juros, mais dinheiro pode-se ganhar com carry trade.

Eu gostaria de maior migração, por favor!

Como a população da Nova Zelândia é menor que a metado do número de pessoas que vivem em Nova Iorque, um aumento na migração para o país tem um enorme efeito sobre a economia. Como a população cresce, aumenta-se a demanda por bens de consumo e serviços em geral.

Eu sou sensível ao tempo também

A economia da Nova Zelândia é também amplamente impulsionada pela sua indústria agrícola, o que significa que condições climáticas severas, como as secas, têm um enorme impacto negativo sobre a economia inteira. Essas ondas de calor também são prevalentes na Austrália, que é mais frequentemente atingida por incêndios florestais, custando cerca de 1% do seu PIB em perdas e danos. Essas coisas não fazem bem ao NZD. 
 
Indicadores econômicos importantes para a NZDProduto Interno Bruto - Assim como qualquer outra nação, o produto interno bruto (PIB), serve como um cartão de relatório econômico para a Nova Zelândia. E servindo como um indicador do desempenho econômico global para a Nova Zelândia, influencia a demanda por NZD.

Consumer Price Index (CPI) - O índice de preços ao consumidor mede a variação nos níveis de preços. Como a medida da inflação, é acompanhado de perto pela RBNZ para determinar mudanças na política monetária. O intento deles é supostamente manter a estabilidade dos preços, se lembra?

Balança Comercial - Como a Nova Zelândia é uma economia orientada à exportação, os comerciantes, muitas vezes dão uma olhada em sua balança comercial para avaliar a demanda internacional por produtos de Nova Zelândia.

O que move o NZD?Crescimento Económico

Um crescimento positivo do PIB reflete em uma forte posição econômica da Nova Zelândia, aumentando a demanda por sua moeda. Um crescimento negativo do PIB destaca o fraco desempenho econômico do país, o que implica em uma redução da procura por a NZD.

Aumento das exportações

Uma maior demanda por produtos da Nova Zelândia muitas vezes resulta em um PIB maior, que então aumenta o NZD. Em contraste, as exportações mais baixas fazem uma pequena contribuição para o PIB, fazendo com que o valor do NZD venha a cair.

Aumento nos preços das matérias primas

O aumento dos preços das matérias primas faz com que o valor monetário das exportações da Nova Zelândia subam, empurrando seu PIB para cima. A queda dos preços das matérias primas, por outro lado, faz com que o valor monetário das exportações a cai, arrastando seu PIB para baixo.

Negociação NZD/USD

O NZD/USD é comercializado em posições denominadas em dólares dos EUA.

O valor do pip é calculado dividindo-se um pip de USD/NZD (que é 0,0001!) pela atual cotação do NZD/USD.

Ganhos e perdas são contabilizados em dólares dos EUA. Em uma posição padrão de 100.000 NZD/USD, cada pip vale $ 10,00 enquanto em uma posição mini, de 10.000 NZD/USD, cada pip equivale a $ 1,00.

Os cálculos das margens são baseados em dólares dos EUA. Por exemplo, se a taxa atual de NZD/USD é de 0,7000 e a alavancagem é de 100:1, 700 USD serão necessários como margem para uma posição de EUR 100.000. A posição 10.000 NZD exige 70 USD.

Você vê, por causa do valor relativamente baixo do Kiwi em relação ao dólar dos EUA, que exige o mínimo de margem disponível comparado a outros pares. Isso significa que é mais barato negociar Kiwi!

Táticas de comércio do NZD/USD

Fortes relatórios econômicos da Nova Zelândia resultam em uma variação do NZD, então isto dá uma boa chance de que sai como o esperado, poderia ser um sinal para comprar NZD/USD.

Relatórios econômicos fracos, por outro lado, empurram o NZD para baixo. Se um próximo relatório será mais fraco que o esperado, esta poderia ser uma chance de vender NZD/USD.

Além de ver os relatórios econômicos, levar em conta o comportamento dos preços das matérias primas também pode servir como sinais de comércio do NZD/USD.

Na maioria das vezes, os preços das matérias primas surgem quando a demanda por ativos mais arriscados é forte. Durante estes tempos, os investidores colocam seu dinheiro em ativos de maior rendimento, como o ouro e outras matérias primas e vendem o menor rendimento do dólar.

Por outro lado, quando as forças de aversão ao risco dos investidores são maiores e eles vão para o USD, o NZD fica menor em relação ao dólar.

Assim como o AUD, o NZD é também um bom candidato ao carry trade. Como carry trades envolvem a compra de uma moeda com altas taxas de juros e a venda de uma moeda com baixas taxas de juros, a taxa de juros da Nova Zelândia são relativamente mais elevadas entre as moedas maiores.
 

0 comentários: