domingo, maio 22

Maiores Econômias Mundiais - Japão

Japão

Localizado ao leste da Ásia, o Japão é um arquipélago com 6.852 ilhar, embora a maioria de sua massa de terra seja representada por 4 ilhas maiores.

Apesar de ser um país relativamente pequeno, a capital do Japão, Tóquio, é o lar de 30 milhões de cidadão que trabalham duro, tornando-a a maior área metropolitana do mundo.

Além disso, embora o Japão seja densamente povoado, os japoneses têm um dos mais altos padrões de vida, tendo também a maior expectativa de vida do mundo.

O Japão é também um dos países mais avançados em tecnologia do mundo.

Além disso, você sabia que os caracteres japoneses que compõem o nome do origem japonesa significa sol, e que o Japão é muitas vezes referido como "Terra do Sol Nascente".

Japão: Fatos, Números e
Publicar postagem
Recursos 
Vizinhos: Coreia do Sul, Coreia do Norte, Rússia, China.

Tamanho: 145.917 milhas quadradas.

População: 127.716.000

Densidade: 875,3 habitantes por milha quadrada.

Capital: Tóquio (população 8.653.000)

Chefe de Estado: Imperador Akihito

Chefe de Governo: Primeiro-ministro Taro Aso

Moeda: Iene Japonês (JPY)

Principais Importações: matérias-primas, produtos alimentares, combustíveis minerais, produtos manufaturados, máquinas, equipamentos de transporte.

Principais exportações: veículos automóveis, produtos eletrônicos, máquinas, aço, instrumentos científicos e relógios, Ichiro Suzuki, Sony PlayStation, espadas de samurai, o Sr. Miyagi.

Parceiros de Importações: China 18,9%, EUA 10,4%, 6,7% a Arábia Saudita, Austrália 6,2%, Emirados Árabes Unidos 6,1%, Indonésia 4,3%

Exportações Parceiros: EUA 17,8%, China 16%, Sul 7,6%, Coréia, Hong Kong 5,1%

Fuso Horário: GMT 09

Website: http://kantei.go.jp 
Panorama Econômico

Além de ser a capital mundial de videogames, a economia do Japão foi classificada como a terceira maior em 2009.

Desde o final da 2ª Guerra Mundial, o Japão vem experimentado um rápido crescimento econômico, apesar do fato de o país ser montanhoso e vulvânico. Por causa das leis da natureza, isto limita o crescimento de recursos naturais no Japão.

A fim de compensar esta falta de recursos, a economia japonesa se tornou muito dependente da exportação, com exportações no valor de quase $ 500 bilhões em 2009! Este montante é equivalente a cerca de 40% da sua produção total!

Recentemente, o Japão tem aproveitado o enorme crescimento da China. A demanda chinesa leva a compras maciças vindas do Japão pela sua proximidade.

No Japão não há apenas a boa comida, é também onde se encontra um dos maiores centros financeiros mundiais: Tóquio!

Como você vê em filmes, os empresários japoneses investem pesado em negócios. Com tanto dinheiro entrando e saindo de Tóquio, a cada dia, os comerciantes e investidores podem usar o Japão como um indicador do que está acontecendo no Extremo Oriente.

Política Monetária e Política Fiscal

Apesar do Banco do Japão (BOJ disponível em: http://www.boj.or.jp/en/ ) existir desde 1800, apenas recentemente o BOJ se tornou independente do Ministério de Finanças (MF). Foi apenas em 1998 que o governo japonês aprovou leis que garantem o controle sobre a política monetária do BOJ.

Tome nota de que o Ministério das Finanças continua a ser responsável pela política cambial, o que leva a uma contínua tensão entre os dois.

Normalmente, o governo e os bancos centrais são independentes entre si - não há qualquer influência de uns sobre outros. Este não é o caso para o Japão. Ainda que o BOJ tenha ganho a independência do governo, há uma questão de quem realmente "manda na moeda".

O MF mantém um olhar atento sobre o BOJ, pressionando-o a executar suas políticas, que ajudariam o iene a atingir alvos definidos pelo Ministério da Fazenda. Semelhante a outros bancos centrais, o principal objetivo do BOJ é a estabilidade dos preços. Os banqueiros ninja do BOJ fazem uso de operações de mercado aberto e das alterações das taxas de juros para atingir suas metas.

Uma coisa que você deve saber sobre o BOJ é que por muito tempo, muito tempo, eles mantiveram as taxas em níveis baixos, com a a taxa atual em míseros 0,10 %. Como a taxa é tão baixa, o banco central não pode diminuí-la para estimular o crescimento ou criar liquidez.

Por exemplo, em seus esforços para combater a deflação, o BOJ já inundou o mercado com dinheiro através de medidas de flexibilização quantitativa.

Medidas de flexibilização quantitativa são movimentos feitos pelos bancos centrais para aumentar a liquidez e a oferta da moeda através da compra de títulos do governo.

Isso é chamado de "imprimir dinheiro", por que o banco central cria dinheiro novo, para comprar de volta seus títulos de governo. Em teoria, o aumento da oferta de moeda levaria a um aumento dos empréstimos e gastos.

Ao longo dos anos, o Japão criou liquidez nos mercados inundando a economia com vários programas que deixam o BOJ comprar ou vender títulos ou contas japonesas.

Conhecendo o JPY

O iene é tão "doidão" que poderia ser chamado de outra coisa. Ele entrou no mercado de câmbio como iene, e até agora é chamado assim. O iene é apenas iene. Também é muito bom em cruzamentos, especialmente contra o EUR, GBP e AUD.

Traders gostam de mim como os japoneses gostam de sushi.

Após o dólar e o euro, o iene é a moeda mais transacionada, com o USD/JPY como o segundo par de moedas mais negociadas. Por causa do papel que o Japão desempenha do comércio internacional, necessita-se do iene, para cumprir transações internacionais.

Você está pronto para a Sessão Asiática?

Quando os investidores pensam na Ásia, acho que subcoscientemente falam do Japão. Com Tóquio sendo um dos principais centros financeiros, o Japão é muitas vezes representativo do que está acontecendo na Ásia.

O Japão é normalmente um importante parceiro comercial de outras potências asiáticas. Se o negócio está indo bem na Ásia, isto geralmente reflete em Nikkei, a bolsa de valores de Tóquio.

Estou sempre em movimento

Com os relatórios japoneses que saem durante a sessão asiática, é natural que o mercado seja mais ativo durante a sessão asiática (0:00 GMT).

O iene também pode ser ativo em outras sessões, dependendo do que dizem os dados econômicos liberados. Isto deve ser esperado - é parte da cultura japonesa, fazer negócio em torno do relógio.

Como o iene tem a menor taxa de juros entre os maiores, é normalmente usado em operações de carry trade como fonte de financiamento.

Os japoneses tendem a pensar da mesma forma.

Os gestores japoneses tendem a tomar as mesmas decisões de investimento. Isto leva a posições altamente correlacionadas, o que significa que é provável que assistamos desenvolvimentos de tendências.

Estou propenso a fugas

Uma característica de pares de ienes é a sua tendência para a consolidação por algum tempo, e em seguida, sai em uma direção buscando consolidar mais uma vez e assim por diante! Fique atento pois nunca se sabe quando isso pode acontecer!

Eu tenho uma relação de amor-ódio com a China

Com a China emergendo como uma grande potência do mundo, sua influência sobre o iene continua a crescer. Se os sinais apontam para um maior crescimento da economia chinesa, pode afetar a demanda para o JPY.

Como assim?

Como já dissemos, a China é um dos principais parceiros comerciais do Japão. Naturalmente, com o crescimento de empresas chinesas, terão de pedir mais do Japão. Por sua vez, aumentaria a demanda para o JPY, causando sua valorização.

Indicadores econômicos importantes para o JPYProduto Interno Bruto - Este mede a atividade econômica do Japão.

Pesquisas Tankan - Esses relatórios de pesquisa contém a opinião de executivos de uma ampla gama de indústrias, questionando-os sobre seus pontos de vista da economia. Sentimentos otimistas (acima de 0,0) sugerem que os empresários japoneses esperam uma alta na economia. Pontuações abaixo de 0,0 sugerem o contrário.

Balança Comercial - A economia japonesa é muito dependente da exportação. Números de exportação em queda pode levar a um declínio na atividade econômica.

Taxa de Desemprego - Mede a taxa de desemprego no Japão. A taxa de desemprego pode levar a um declínio nos gastos do consumidor.

Consumer Price Index (CPI) - No passado, o Banco do Japão mostrou que eles não têm medo de tomar medidas para combater a deflação. Se as tendências mostram que os preços das espadas samurai continuam a cair, pode levar a alguns movimentos surpresa pelo BOJ.

Core Machinery Orders - Um grande pedaço das exportações japonesas são compostas de encomendas de máquinas. O aumento ou queda nas encomendas de máquinas poderia refletir na situação atual do comércio japonês.

O que move o iene Investimentos

Devido às suas baixas taxas de juros, o iene tem sido considerado como uma boa fonte de financiamento para investimentos em outros países. Isto significa que se os traders e os investidores estão assustados, eles vão começar a utilizar o carry trade. Uma vez que os traders começam a efetuar posições mais arriscadas (carry trades), eles têm de cobrir suas posições de venda de JPY comprando de volta a moeda.

O efeito BOJ

Isto não se refere aos anúncios ou a efeitos programados. Estamos falando de uma intervenção monetária! O BOJ e o MF mantém atenção especial para os mercados forex. Como a economia japonesa é muito dependente de exportação, o valor do iene tem um papel fundamental no comércio.

O BOJ não quer que o iene aprecie demasiadamente, porque tornaria as exportações japonesas relativamente mais caras. Ao manter baixo o valor do iene, eles podem estimular a demanda por produtos japoneses, que por sua vez beneficiaria a economia.

Negociação USD/JPY

USD/JPY é comercializado em valores denominados em JPY. O lote padrão é de 100.000 USD e lotes mini são de 10.000 USD.

O valor do pip, que é denominado em iene japonês, é calculado dividindo-se um pip de USD/JPY (lembre-se que o par de ienes é 0,01) pela taxa de câmbio atual do USD/JPY.

(...)
Ganhos e perdas são denominados em ienes japoneses. Para uma posição em lote padrão, cada pip equivale a 1.000 JPY. Para uma posição em mini lote cada pip equivale a 100 JPY.

(...)

Os cálculos das margens são baseados em dólares dos EUA. Por exemplo, com uma alavancagem de 100:1, 1.000 USD são necessários para operar 100.000 USD.

Táticas de Negociação do USD/JPY

O USD/JPY tende a seguir tendências de médio e curto prazo, que pode durar alguns dias. Se você está em uma operação de mais de um dia (swing trade), você pode entrar em retraçamentos.

Uma vez que o preço começa a consolidar, você pode fechar sua posição e esperar que outra tendência se desenvolva. Tome nota que quando o preço foge, é provável que você veja um movimento sustentado pois traders irão para a tendência.

Outra dica é lembrar que as empresas industriais japonesas, normalmente, definem seus pedidos em números redondos, como 100,00 ou 90,50. Você deve manter sempre uma ordem perto desses números, pois servem como níveis de apoio e resistência a curto prazo.

Finalmente, você também deve ficar de olho em outros pares de ienes como EUR/JPY, GBP/JPY. Se você ver que um destes cruzamentos está prestes a quebrar um nível de suporte ou resistência, poderia desencadear uma fúria de compra ou venda de JPY que terá um efeito enorme em toda a linha.



Original: http://www.babypips.com/school/japan.html

1 comentários:

Blogger disse...

I would like to advise that you stick with the ultimate Forex broker.