domingo, maio 22

Maiores Econômias Mundiais - Canadá

Canadá

Oh Canadá... amigável, de natureza exuberante, sob influência francesa, amigo semi-congelado do Tio Sam. É um lugar conhecido por ter criado algumas das coisas mais incríveis do mundo, como o basquete, beisebol entre outras coisas.

Canadá, país que ocupa a maior parte da América do Norte, se estende desde o Oceano Atlântico até o Oceano Pacífico. É composto por dez províncias e três territórios, e é considerado um dos países mais desenvolvidos do mundo.

Em termos de massa terrestre, o Canadá é o segundo do mundo, atrás apenas da gigante Rússia! Dada a sua dimensão e contribuições no mundo, você pode imaginar como sua moeda nacional, o dólar canadense é importante para o mundo forex.

Canadá: fatos, números e recursosVizinhos: Estados Unidos da América

Tamanho: 3.855.101 milhas quadradas

População: 33.311.389

Densidade: 8,6 habitantes por milha quadrada

Capital: Ottawa

Chefe de Estado: rainha Elizabeth II, representada pelo General Michaelle Jean-governador

O primeiro-ministro: Stephen Harper

Moeda: dólar canadense (CAD)

Principais importações: máquinas e equipamentos, veículos e autopeças, eletrônicos, petróleo, produtos químicos, eletricidade, bens de consumo duráveis.

Principais exportações: veículos e autopeças, máquinas industriais, aeronaves, equipamentos de telecomunicações, eletrônicos, produtos químicos, plásticos, fertilizantes, celulose, madeira, petróleo bruto, gás natural, eletricidade, alumínio, Steve Nash, Sidney Crosby.

Parceiros de Importações: EUA 54,1%, China 9,4%, México 4,2%.

Parceiros de Exportações: EUA 78,9%, Reino Unido 2,8%, China 2,1%

Fusos horários: GMT -8, GMT -7, -6 GMT, GMT -5, -4 GMT

Website: http://www.canada.gc.ca/home.html 
 
Panorama Econômico

O Canadá é considerado um país baseado em recursos, o que significa que maior parte do crescimento econômico que experimentou desde o seu início veio a partir da utilização e exportação de seus próprios recursos naturais.

Segundo o FMI, economia do Canadá é a oitava do mundo, tornando-se parte do G8 mundial. É considerado como o quinto maior produtor de ouro e décimo quarto maior produtor de petróleo. 
 
Apesar de seu robusto setor industrial e de manufatura, a maior parte do PIB canadense vem de seu setor de serviços. Seu setor de serviços avançados emprega três em cada quatro trabalhadores canadenses e representa 70% do PIB do país. Da próxima ve que encontrar um canadense, faça uma aposta com ele, apostando que ele trabalha no setor de serviços. Mais frequentemente do que não, você vencerá.

A economia do Canadá realmente começou em janeiro de 1989, quando o Acordo de Livre Comércio entrou em vigor. O acordo, basicamente, removeu todas as tarifas (que é o imposto que incide sobre o comércio) entre os EUA e o Canadá. Com efeito, o Canadá já exporta algo como 80% dos seus bens para os EUA.

Política Monetária e Política Fiscal

O Banco do Canadá (BOC http://www.bankofcanada.ca/en) é o órgão principal quando se trata de determinar a política monetária do país. As decisões sobre a política monetária são feitas pelo Conselho do BCE, que é composto pelo governador do banco, e por outros 5 chefes importantes.

Diferentemente da maioria dos outros bancos centrais, o BOC não tem horário definido para fazer alterações em suas políticas. O conselho se reune a cada dia de trabalho e pode alterar a política monetária ao seu gosto a qualquer momento.

O intento básico do banco é similar aos outros bancos centrais, pretendendo se certificar de que o valor do dólar canadense é estável e que a taxa de inflação do país esteja dentro de sua meta de 1-3%. O BOC faz isso através de operações de mercado aberto e constante adaptação da taxa bancária.

O BOC implementa suas operações de mercado aberto utilizando um método chamado Large Value Transfer System (LVTS). O LVTS permite aos bancos comerciais por todo o Canadá tomarem emprestado e emprestar dinheiro uns aos outros para que eles pudessem fazer suas operações diárias. Agora, a taxa de juros cobrada nessas operações é chamada de taxa bancária. Ao alterar a taxa bancária, o COB poderá, basicamente, controlar o fluxo de dinheiro na economia.

Para ilustrar isso, vamos dizer que a taxa do banco é fixada em 2,00%. Em uma de suas reuniões, o COB entende que o CAD está a perder valor muito mais rápido que o esperado, o que está fazendo com que as empresas aumentem o preço dos produtos que vendem e dos serviços que oferecem. A BOC então decide aumentar a taxa para 2,50%.

Ao aumentar a taxa bancária, os juros devem ser pagos aos credores. Uma vez que há menos dinheiro nos bolsos dos consumidores, há chance deles diminuirem os gastos, evitando a inflação. Seria um prejuízo aumentar o preço quando ninguém compra, não é?

Conhecendo o CAD

O CAD é apelidado de Loonie, que é o pássaro nacional do Canadá... Bem, isso é porque esse é o desenho gravado nas moedas do Canadá! Confira estas outras propriedades legais do Loonie:

O Petróleo e Eu

Historicamente, o preço do petróleo tem sido altamente correlacionado com o USD/CAD. A regra geral é que sempre que os preços do petróleo começam a subir, o CAD normalmente o segue. Se o petróleo deverá aumentar ao longo dos próximos dois anos, um bom negócio seria vender USD/CAD!

Meus horários de trabalho são curtos

O USD/CAD tem sido conhecido por mover-se em escalas apertadas, na maior parte do dia. É somente quando ocorre a sobreposição entre a sessão europeia e a sessão americana que o par se move.

...Como o meu melhor amigo, o USD...

Um fator-chave para se notar quando se negocia USD/CAD é que sua direção está intimamente ligada à economia dos EUA. Lembre-se, mais do que vizinhos próximos, os EUA e o Canadá fazem pesados comércios entre si. Quando a economia dos EUA tem um bom crescimento, a economia canadense geralmente a segue. Então, quando você quiser negociar o CAD, é bom ver o que está ocorrendo nos EUA.

Mas ainda estou mal-humorado durante a sessão dos EUA.

O CAD geralmente não começa a mover-se antes da sessão americana, em torno de 1:00 pm GMT. O CAD oferece pouco movimento durante a sessão asiática e na manhã da sessão europeia.

Indicadores econômicos importantes para o CADConsumer Price Index (CPI) - Semelhante a outros bancos centrais, o Banco do Canadá tem por objetivo o controle da inflação. Uma vez que o índice de preços ao consumidor acompanha o aumento (ou redução) dos preços dos bens de consumo e serviço, o relatório é acompanhado de perto pelos traders da moeda.

Produto Interno Bruto (PIB) - O PIB é a medida mais ampla da atividade econômica do Canadá. Indica se há crescimento ou não.

Balança Comercial - Assim como outros países com base em matérias primas, a economia do Canadá é altamente suscetível a alterações na sua atividade de exportação e importação.

Ivey Purchasing Managers' Index (PMI) - O PMI é uma pesquisa de opinião para ver se as empresas estão otimistas ou pessimistas sobre a economia. Um resultado acima de 50,0 significa que as condições no setor empresarial estão a crescer enquanto abaixo de 50,0 indica o contrário.

O que move os CAD?Dados Econômicos dos EUA

Dados econômicos dos EUA geralmente imprime pontos positivos ou negativos ao mesmo tempo que os dados canadenses. Por um lado, dados negativos dos EUA juntamente com dados positivos do Canadá podem levar a uma queda acentuada no valor do USD/CAD. Por outro lado, dados positivos dos EUA e negativos do Canadá podem fazer com que USD/CAD suba!

Fusões e aquisições

Devido à proximidade entre os EUA e o Canadá, fusões e aquisições acontecem com bastante frequência. Estes causam um enorme fluxo de dinheiro entre os dois países, que criam um efeito significativo sobre o mercado cambial.

Por exemplo, para uma empresa dos EUA comprar uma empresa canadense, primeiro ela deve trocar os dólares dos EUA pelo dólar Canadense para concluir a transação. Imagine a quantidade de dinheiro que flui através do mercado de câmbio apenas para fechar negócios!

Negociação USD/CAD

USD/CAD é comercializado em valores determinados em dólares. O lote padrão é de 100.000 USD e lotes mini são de 10.000 USD.

O valor do pip, que é denominado em dólares canadenses, é calculado dividindo-se um pip do USD/CAD (que é 0,0001) pela taxa atual do USD/CAD.

Ganhos e perdas são denominados em dólares canadenses. Para um lote padrão, cada movimento do pip vale 10 CAD. Para uma posição em lote mini, cada movimento do pip vale 1 CAD. Por exemplo, se a atual taxa de câmbio do USD/CAD é de 1,100 e se queira negociar no lote padrão, então um pip equivale a 6,72 dólares.

Os cálculos das margens são baseados em dólares dos EUA. Com uma alavancagem de 100:1, 1.000 dólares americanos são necessários para operar 100.000 USD/CAD.

Táticas de Negociação USD/CAD

Uma vez que USD/CAD é somente ativo durante a sessão americana, o par é altamente suscetível a falsas fugas durante as outras duas sessões. Isto significa que uma ruptura em um nível de apoio significativo no USD/CAD durante a manhã da sessão europeia, mais frequentemente, é apenas uma falsa fuga.

Observar as diferenças nos resultados dos dados econômicos entre os EUA e o Canadá também é uma ótima prática para determinar para onde o USD/CAD irá se dirigir. Como ambos os dados dos EUA e do Canadá são liberados apenas algumas horas ou minutos após, as variações tendem a resultar em movimentos direcionais.

Por exemplo, os dados negatios dos EUA com os dados positivos do Canadá seria uma boa razão para vender USD/CAD.

Por fim, além de olhar para os dados econômicos, passar algum tempo analisando o comportamento do preço do petróleo ajudaria muito na negociação do CAD.

Como o Canadá é considerado um dos maiores produtores mundiais de petróleo, mudanças em seu preço pode criar um impacto bastante forte no valor do CAD. Na verdade, desde 1988, a taxa de câmbio do USD/CAD têm sido inversamente correlacionados em até 68%.

Como você pode usar isso ao seu favor? Bem, se você notar que ao longo do tempo os preços do petróleo tem aumentado (saiba disso através do preço da gasolina em um posto local), isso poderia lhe dar uma confirmação adicional de que você pode comprar USD/CAD.



Original: http://www.babypips.com/school/canada.html
 

1 comentários:

Blogger disse...

I suggest that you go with the #1 Forex broker: eToro.