domingo, fevereiro 27

Teoria Elliot Wave

Teoria Elliott Wave



Voltando à escola nos anos 1920-30, houve um gênio louco e contador profissional chamado Ralph Nelson Elliot.

Ao analisar durante 75 anos o valor de dados em estoque, Elliott descobriu que os mercados bolsistas, que se pensava comportar de uma maneira caótica, realmente não é.

Quando ele atingiu 66 anos, ele finalmente reuniu provas suficientes (e confiáveis) para compartilhar sua descoberta com o mundo.

Ele publicou sua teoria no livro intitulado "O Princípio das Ondas".

Segundo ele, o mercado negocia em ciclos repetitivos, cuja razão, apontou ele, são emoções de investidores causadas por influências externas ou a psicologia das massas predominante na época.

Elliott explicou que as oscilações para cima e para baixo nos preços provocados pela psicologia coletiva sempre apareciam nos mesmos padrões repetitivos.

Ele chamou de "ondas" essas oscilações para cima e para baixo.

Ele acredita que, se você consegue identificar corretamente os padrões de repetição nos preços, você pode prever qual será a direção do preço.

Isto é o que faz com que as ondas Elliot sejam tão atraentes aos traders. Ela lhes dá uma maneira de identificar pontos preciosos de onde o preço possui maior probabilidade de reversão. Em outras palavras, Elliott surgiu com um sistema que permite que os traders aproveitem os topos e fundos.

Então, em meio a todo o caos nos preços, Elliott encontrou ordem. Impressionante, não?

Claro, como todos os gênios loucos, ele precisava reinvidicar essa observação e por isso ele veio com um nome super original: "Teoria Elliott Wave".

Mas antes de mergulhar nas ondas de Elliott, você precisa primeiro entender o que são factrais.

Factrais

Basicamente, os factrais são estruturas que podem ser divididas em partes, em que cada uma é uma cópia muito semelhante do todo. Os matemáticos gostam de chamar esta propriedade de "auto-similaridade"

Você não precisa ir muito longe para encontrar exemplos de factrais. Eles podem ser encontrados em toda a natureza.



A concha é um factral. Um floco de neve é um factral. Uma nuvem é um factral. O raio é um factral.

Mas por que factrais são importantes?

Uma importante qualidade das ondas de Elliott é que elas são factrais. Muito parecidas com conchas marinhas ou flocos de neve, ondas Elliot podem ser subdivididas em pequenas ondas Elliott.

Original: http://www.babypips.com/school/elliott-wave-theory.html

1.2 - O Padrão de Ondas 5-3

O Sr. Elliott mostrou que um mercado com tendência move-se no que ele chama de um padrão de onda 5-3.

O padrão das primeiras 5 ondas é chamado ondas de impulso.

O padrão das 3 últimas ondas é chamado de ondas corretivas.

Nesse padrão, ondas 1, 3, 5 são motivadas, ou seja, eles vão junto com a tendência global, enquanto as ondas 2 e 4 são corretivas.

Desde já o diremos que não se devem confundir as ondas 2 e 4 com o padrão ABC (discutidas na próxima seção).

Vamos primeiro dar uma olhada no padrão de cinco ondas de impulso. É mais fácil se você o vê como uma imagem:



Assim ainda fica meio confuso, vamos mudar as cores.



Ficou bacana! Nós gostamos de cores, por isso iremos colorir cada código com sua própria cor.

Aqui está uma breve descrição do que acontece durante cada onda.

Vamos utilizar a bolsa de valores para o nosso exemplo já foram elas que o Sr. Elliot usou. O importante é saber que a Teoria Elliott Wave também pode ser aplicada ao mercao cambial.

Onda 1

A ação faz o seu movimento inicial para cima. Isso geralmente é causado por um número relativamente pequeno de pessoas que de repente (por diversas razões, reais ou imaginárias) consideram que o preço das ações está barato, então é um momento perfeito para compar. Isso faz com que o preço suba.

Onda 2

Neste momento, um número suficiente de pessoas que estavam na onda original consideram a ação super-valorizada e fazem seu lucro. Isso faz com que a ação caia um pouco. No entanto, o preço não será o mesmo de anteriormente pois é considerado um negócio novo.

Onda 3

Essa geralmente é a onda mais longa e mais forte. A ação chamou atenção do público de massa. Mais pessoas encontram-se sobre a ação e querem comprá-la. Isso faz com que o preço das ações aumente. Esta onda geralmente ultrapassa o pico criado entre a onda 1 e 2.

Onda 4

Traders fazem lucro, pois a ação é considerada cara novamente. Esta onda tende a ser fraca, por que normalmente há mais pessoas que ainda estão otimistas sobre a ação e que estão esperando para comprar.

Onda 5

Este é o ponto onde a maioria das pessoas que ficam na ação são orientadas pela histeria. Você vê o dono ou administrador da empresa na primeira página de uma revista como a Pessoa do Ano. Os traders e os investidores começam a vir com razões ridículas para comprar a ação e tentar debater com quem discorda deles. Isto ocorre, quando a ação se torna mais saturada. Assim se inicia o padrão ABC.

Ondas de impulso prolongado

Uma coisa que você também precisa saber sobre a Teoria de Elliott Wave é que uma das três ondas de impulso (1, 3 ou 5) sempre será "alargada". Sempre haverá uma onda maior que as outras duas, independente do grau.

Segundo Elliott, é geralmente a quinta que é a maior. Com o tempo, esta ideia tem mudado por que as pessoas têm percebido que a terceira é a maior com frequência.

Original: http://www.babypips.com/school/the-5-3-wave-patterns.html

1.3 - Correção ABC

A tendência de 5 ondas são corrigidas e revesadas por 3 ondas. Letras são usadas em vez de número para acompanhar a correção. Confira este exemplo de padrão de 3 ondas corretivas.



Só porque temos usado o mercado de alta como principal exemplo, não significa que a Teoria Elliott Wave não funciona em mercados de baixa. O padrão de onda 5-3 pode estar assim:

Tipos de Padrões de Ondas Corretivas

Segundo Elliott, existem 21 padrões de correção do ABC que vão do mais simples ao mais complexo.

"Nossa! 21? Não consigo memorizar tudo isso! Os fundamentos da Teoria de Elliott Wave já são alucinantes!"

Fique tranquilo. A grande coisa sobre Elliott Wave é que você não tem que ser maior de idade para entendê-lo! Você não tem que ter uma identidade falsa ou memorizar todos os 21 tipos de padrões de correção do ABC, porque eles são feitos apenas de três formações muito simples e fáceis de entender.

Vamos dar uma olhada nestas três formações. Os exemplos a seguir são tendências de alta, mas você pode simplesmente invertê-los, e estará lidando com a tendência de baixa.

Formação de Zig-Zag

O movimento de formação de Zig-Zag é um movimento muito íngreme no preço que vai contra a tendência predominante. A onda B é geralmente a menor se comparada às ondas A e C. Este Padrão de Zig-Zag pode acontecer duas ou até três vezes em uma correção (2-3 padrões zig-zag ligados entre si). Tal como todas todas as outras ondas, cada uma das ondas no padrão zig-zag podem ser dividida em padrões de 5 ondas.

A formação Plana (Flat)

Formações Planas são simples ondas corretivas laterais. Nas Planas, os comprimentos das ondas são GERALMENTE iguais em comprimento. Diz-se geralmente por que a onda B às vezes pode ir além do início de A.

A formação de Triângulo

Formações de triângulo são padrões de correção que estão vinculadas por quaisquer linhas de tendência divergentes ou convergentes. Triângulos são compostos de cinco ondas que se movimentam contra a tendência. Esses triãngulos podem ser simétricos, descendentes, ascendentes ou em expansão.

Original: http://www.babypips.com/school/abc-correction.html

1.4 - Ondas dentro de uma onda

Como mencionado anteriormente, as ondas Elliott são factrais. Cada onda é feita de sub-ondas. Hã? Deixe eu lhe mostrar uma imagem. Imagens nos ajudam bastante, não?



Você vê como as ondas 1, 3 e 5 são formadas por um padrão menor de 5 ondas de impulso enquanto as ondas 2 e 4 são formadas por um padrão pequeno de 3 ondas corretivas?

Lembre-se sempre que cada onda é composta por padrões de ondas menores. Este padrão se repete...

SEMPRE!

Para tornar fácil rotular estas ondas, a Teoria Elliott Wave atribuiu uma série de categorias para as ondas de maior para a menor. São elas:

* Superciclo Grande

* Superciclo

* Ciclo

* Primária

* Intermediária

* Menores

* Minuto

* Minueto

* Sub-Minueto

A Superciclo Grande é composta por ondas Superciclo que é composta de ondas Ciclo, que é formada por ondas Primárias, que é composta de ondas Intermediárias, que é composta de ondas Menores, que se forma a partir de ondas Minuto, que é formado por ondas Minueto, que se forma a partir de ondas Sub-Minueto. Pegou agora?

Ok, para tornar as coisas mais claras, vamos ver como é uma onda de Elliot na vida real.





Como você pode ver, as ondas não estão em forma perfeita na vida real. Você também vai aprender que as vezes é difícil rotular as ondas. Mas quanto mais você olhar para os gráficos, melhor conseguirá.

Além disso, nós não vamos deixar você sozinho! Nas seções seguintes, vamos dar-lhes algumas dicas sobre o que fazer para identificar corretamente e facilmente as ondas, bem como iremos ensiná-lo a negociar usando Elliott Waves. Vamos surfar!

Original: http://www.babypips.com/school/waves-within-a-wave.html

1.5 - As 3 Regras Fundamentais e Certas Diretrizes



Como você deve ter adivinhado, a chave para a utilização da Teoria Elliott Wave na negociação é toda sobre ser capaz de identificar corretamente as ondas.

Ao desenvolver o "olhômetro" em reconhecer qual onda se está no mercado, você será capaz de descobrir o que ocorrerá no mercado, podendo assim comprar ou vender.

Existem três regras que não podem ser quebradas ao rotular ondas. Portanto, antes de saltar para a aplicação da Teoria Elliott Wave à sua negociação, você deve observar as regras abaixo.

Erros quanto à correta identificação das ondas Elliot podem ser desastrosos para sua conta.

Três regras fundamentais da teoria Elliott Wave

* Regra número 1: A onda 3 NUNCA pode ser a onda mais curta de impulso.

* Regra número 2: A onda 2 NUNCA pode ir além do início da onda 1.

* Regra número 3: A onda 4 NUNCA pode cruzar na mesma área de preço da onda 1.

Então, há orientações que ajudam na correta rotulagem das ondas. Diferentemente das três regras principais, estas orientações podem ser quebradas, aqui estão elas:

* Às vezes, a onda 5 não se move para além do final da onda 3. isto é chamado de truncagem.

* A onda 5, mais frequentemente do que não, vai além ou "passa pela" onda 3 paralela a uma onda de tendência conectando o início das ondas 3 e 5.

* A onda 3 tende a ser muito longa, aguda e prolongada.

* As ondas 2 e 4 com frequência rebatem níveis de retraçamento de Fibonacci.

Original: http://www.babypips.com/school/the-3-cardinal-rules-and-some-guidelines.html

1.6 - Surfando nas Ondas Elliott



Esta é a parte que todos provavelmente estavam esperando - o que? - Usar a teoria de Elliott Wave em negociação! Nesta seção, veremos algumas configurações e aplicaremos o nosso conhecimento das ondas Elliott para determinar a entrada, o stop loss e os pontos de saída. Vamos lá!

Hipotético, o cenário mais-provável-de-estar-certo

Digamos que você queira começar a contagem de sua onda. Você vê que o preço após uma grande queda começou um novo movimento para cima. Usando seu conhecimento sobre as ondas Elliott, você rotula este movimento como uma onda 1 e o retraçamento como onda 2.




A fim de encontrar um bom ponto de entrada, você volta para a Escola de Pipsologia para descobrir qual das três regras fundamentais e orientações que você poderia aplicar. Aqui está o que você descobriu:

* Regra número 2: A onda 2 nunca pode ir além do início da onda 1

* As ondas 2 e 4 com frequência rebatem níveis de retraçamento Fibonacci

Assim, usando o seu conhecimento de ondulação e negociação, você decide usar a Ferramenta Fibonacci para ver se o preço está em um nível Fib. Nossa Senhora! O preço é previsto como algo em torno de 50%. Pode ser o início da onda 3, que é um sinal de compra muito forte.



Se você for um trader esperto, você levará em consideração o seu stop.

A regra número 2 afirma que a onda 2 nunca pode ir além do início da onda 1. Então você pode definir seu stop abaixo da mínima anterior.

Se o preço passa do início da onda 1, sua rotulação da onda está errada.

Vamos ver o que acontece...




Sua análise Elliott wave valeu a pena e você pegou um movimento enorme para cima! Você vai para Las Vegas (ou Macau) soprar todos os seus lucros na roleta, e no final você volta de onda começou. Sorte para você, temos outro cenário hipotético em que você pode ganhar dinheiro imaginário novamente.

Cenário 2

Desta vez, vamos usar seus conhecimentos sobre padrões corretivos de ondas para pegar os pips.



Ampliada: http:*//www.*babypips.*com/school/images/grade9/elliott-wave-flat-example2.*png

Começamos contando as ondas em uma tendência de baixa e percebemos que as ondas corretivas ABC estão se movendo lateralmente. Hmm, isso é um plano na formação das obras? Isso significa que o preço pode simplesmente começar uma nova onda de impulso, uma vez que C termine.



Confiando em suas habilidades sobre Elliott Wave, você vai adiante e vende no mercado, na esperança de apanhar uma nova onda de impulso.

Você coloca o seu stop apenas um par de pips acima do início da onda 4 caso a contagem da onda esteja errada.



Como gostamos de finais felizes, sua ideia de comércio funcionou e você fez uns milhares de pips neste dia, o que nem sempre é o caso.

Você também aprendeu a sua lição, desta vez para que você ignore Vegas e use seus lucros para aumentar seu capital de negociação.

Original: http://www.babypips.com/school/riding-elliotts-waves.html

2 comentários:

Blogger disse...

Quantum Binary Signals

Get professional trading signals sent to your mobile phone every day.

Start following our trades right now & make up to 270% per day.

Blogger disse...

eToro is the ultimate forex trading platform for newbie and established traders.