sábado, fevereiro 19

Padrões Gráficos

7.1 - Padrões Gráficos

Até agora você teve um arsenal de armas para usar na batalha do mercado. Nesta lição, você irá adicionar uma outra arma: padrões gráficos

Pense em padrões gráficos como um detector de minas terrestres, porque, uma vez que você termine esta lição, você será capaz de detectar "explosões" nos gráficos antes mesmo de acontecerem, o que poderia lhe render muito dinheiro no processo.

(...)

Nesta lição, vamos ensinar-lhe padrões gráficos básicos e formações. Quando corretamente identificado, ele geralmente leva a uma explosão, por isso esteja atento!

Lembre-se, nosso objetivo é identificar grandes movimentos antes que eles aconteçam para que possamos arrecadar dinheiro por eles. Afinal, quem não quer ter uma piscina de dinheiro para nadar como o Richie Rich?

Formações gráficas irão nos ajudar muito a a localizar condições em que o mercado está pronto para romper. Eles também podem indicar se o preço vai continuar em sua atual direção ou se vai inverter assim como iremos elaborar algumas estratégias boas para esses padrões.

Não se preocupe, nós vamos dar-lhe um quadro-resumo para ajudar você a lembrar de todas estas estratégias interessantes.

Aqui está a lista de padrões que estaremos cobrindo:

* Topo Duplo e Fundo Duplo

* Cabeça e Ombros e Cabeça e Ombros Inversa

* Fatias de Subida e de Descida

* Retângulos de Alta e de Baixa

* Bandeirolas de Alta e de Baixa

* Triângulos (Simétrico, Ascendente e Descendente)

Original: http://www.babypips.com/school/chart-patterns-schmatterns.html

7.2 - Duplas

Topo duplo

O topo duplo é um padrão de reversão que é formado após um movimento de extensão. Os "topos" são picos que se formam quando o preço atinge um determinado nível que não pode ser quebrado.

Depois de atingir este nível, o preço vai saltar saltar fora ligeiramente, mas depois volta e testa o nível novamente. Se o preço salta fora do mesmo nível, então você tem um topo duplo!



No gráfico acima você pode ver que dois picos ou "topos" foram formados depois de um forte movimento para cima.

Observe como o segundo topo não foi capaz de quebrar a alta do primeiro topo. Este é um sinal forte de que uma reversão vai ocorrer por que ele está nos dizendo que a pressão de compra está prestes a terminar.

Com o topo duplo, nós colocamos a nossa ordem de entrada abaixo da neckline por que estamos a antecipar uma reversão da tendência de alta.



Olhando para o gráfico você pode ver que o preço quebra o neckline e faz um movimento para baixo. Lembre-se que topos duplos são uma inversão da tendência de alta.

Você também perceberá que a queda é de aproximadamente a mesma altura da formação do topo duplo. Tenha isso em mente, porque isso vai ser útil na definição de metas de lucro.

Fundo duplo

O fundo duplo também é uma inversão da tendência de formação, mas desta vez nós estamos olhando para a compra em vez da venda. Estas formações ocorrem após tendências de baixa estendida quando dois vales ou "fundos" forem formados.



Você pode ver no gráfico acima que, após a tendência anterior, o preço forma dois vales porque não foi capaz de cair de um determinado nível.

Observe como o segundo fundo não foi capaz de ir abaixo do nível do primeiro fundo. Esta é um sinal de que a pressão de venda está quase a terminar, e que uma inversão está prestes a ocorrer.



Veja isso!

O preço quebrou a neckline e se moveu para cima.

Viu como o preço saltou de quase a mesma altura que a formação do fundo duplo?

Lembre-se, assim como topos duplos, fundos duplos também são formações de inversão de tendência. Você vai querer ver estes, após uma tendência de baixa forte.

Original: http://www.babypips.com/school/doubles.html

7.3 - Cabeça e Ombros

Um padrão Cabeça e Ombros é também uma formação de inversão de tendência.

É formado por um pico (ombro) seguido por um pico mais alto (cabeça) e, em seguida outro pico menor (ombro). A "neckline" é desenhada ligando os pontos mais baixos dos dois vales. O declive desta linha pode ser para cima ou para baixo. Normalmente, quando a inclinação é para baixo, produz um sinal mais confiável.



Neste exemplo, podemos facilmente ver o padrão cabeça e ombros.

A cabeça é o segundo pico e é o ponto mais alto do padrão. Os dois ombros também formam picos mas não excedem a altura da cabeça.

Com esta formação, nós colocamos uma ordem de entrada abaixo da neckline.

Podemos também calcular um alvo através da medição do ponto mais alto da cabeça até o neckline. Esta distância é de aproximadamente quanto o preço irá se mover depois que passa do pescoço.



Você pode ver que uma vez que o preço vai para baixo da neckline, ele faz um movimento que é pelo menos do tamanho da distância entre a cabeça e a neckline.

Sabemos que você está pensando consigo mesmo, "Mas o preço mantém o movimento mesmo depois de atingido o alvo."

E a nossa resposta é "Não seja ganancioso!"Cabeça e Ombros Invertidos

O nome fala por si. É basicamente uma formação de cabeça e ombros, mas que desta vez está de cabeça para baixo.

Um vale é formado (ombro), seguido por um vale ainda maior (cabeça) e em seguida um vale menor que o segundo (ombro). Estas formações ocorrem após prolongados movimentos para baixo.



Aqui você pode ver que este é apenas como um padrão de cabeça e ombros, mas virado de cabeça para baixo. Com esta formação, muito bom aproveitar uma operação quando o preço subir, após o ombro.

Nossa meta é calculada como o padrão cabeça e ombros. Medir a distância entre a cabeça e a neckline, que é aproximadamente a distância que o preço vai percorrer depois de passar a neckline.



Você pode ver que o preço subiu muito bem depois que ele passou da neckline.

Se o alvo é atingido, então, seja feliz com os lucros. No entanto, existem técnicas de gestão comercial onde você pode bloquear alguns de seus lucros e ainda manter seu comércio aberto, caso o preço continue a mover em seu caminho.

Você aprenderá sobre isso mais tarde neste curso.

Original: http://www.babypips.com/school/head-and-shoulders.html

7.3 - Fatias de Subida e de Descida

Fatias sinalizam uma pausa na tendência atual. Quando você encontrar esta formação, ela sinaliza que os comerciantes ainda estão a decidir para onde irá o par.

Fatias poderiam servir tanto como padrões de continuação quanto de reversão.

Fatias de Subida

Uma fatia crescente é formada quando o preço se consolida entre o apoio inclinado para cima e linhas de resistência.

Aqui, a inclinação da linha de apoio é mais íngremo do que a da resistência. Isso indica que as maiores baixas estão sendo formadas mais rapido que as elevações maiores. Isto leva a uma formação de algo semenhante a uma fatia de bolo, que é exatamente de onde o padrão de gráfico recebe seu nome.

Com os preços consolidando, sabemos que um rompimento está vindo, então podemos esperar uma fuga para parte superior ou inferior.

Se a forma de fatia surgir após uma tendência de alta, normalmente é um padão de reversão de baixa.

De qualquer maneira, o importante é que, quando você note isto, você esteja pronto para suas ordens de entrada.



Neste primeiro exemplo, uma fatia crescente se forma ao final de uma tendência de alta. Observe como a ação do preço está formando novas altas, mas em um ritmo muito mais lento do que a parte de baixo do preço.



Viu como o preço rompeu para baixo? Isso significa que há mais traders desesperados para vender do que para comprar.

Eles empurram o preço para baixo para quebrar a linha de tendência, indicando que uma tendência de baixa pode estar próxima.

Assim como outros padrões gráficos que discutimos anteriormente, o movimento de preços após a fuga é aproximadamente a mesma magnitude que a altura da formação.

Agora vamos dar uma olhada em outro exemplo de uma formação em fatia de subida. Só que desta vez ela age como um sinal de continuidade de baixa.



Como você pode ver, o preço veio de uma tendência de baixa antes de consolidar e esboçar altas e baixas ainda maiores.



Neste caso, o preço quebrou para baixo e a tendência de baixa continuou. É por isso que é chamado sinal de continuação!

Veja que a descida do preço é a mesma altura da fatia.

O que aprendemos até agora?

Uma fatia de subida formada após uma tendência de alta leva a uma inversão (tendência de baixa), enquanto uma fatia de subida formada após uma tendência de baixa resulta em uma continuação (tendência de baixa).

Simplificando, uma fatia de subida leva a uma tendência de baixa, que significa que é um padrão gráfico de baixa!

Fatia de descida

Assim como a fatia de subida, a fatia de descida pode ser um sinal de reversão ou de continuação.

Como um sinal de reversão, é formado no fundo de uma tendência de baixa, indicando uma tendência de alta que está por vir.

Como um sinal de continuidade, é formado durante uma tendência de alta, o que implica que a ação do preço ascendente será retomada. Ao contrário da fatia de subida, a fatia de descida é um padrão gráfico de alta.



Neste exemplo, a cunha de descida serve como um sinal de reversão. Após uma tendência de baixa, o preço faz menores subidas e maiores descidas.

Observe como a linha de tendência de descida que liga as altas é mais íngreme que a linha que liga as descidas.



Após quebrar o topo da fatia, o par fez um movimento para cima aproximadamente igual à altura da formação. Neste caso, o preço caiu mais do que a meta!

Vamos dar uma olhada em um exemplo onde a fatia de descida serve como um sinal de continuação, como mencionamos anteriormente, quando as fatias de descida se formam durante uma tendência de alta, geralmente ela dá sinal de que a tendência será retomada mais adiante.



Neste caso, o preço consolida um pouco antes de uma forte subida. Isto poderia significar que os compradores simplesmente fizeram uma pausa para recuperar o fôlego e que provavelmente mais pessoas foram recrutadas para participar do acampamento do touro.

Hmm, parece que o par está acelerando para um movimento forte. Qual o caminho se deveria seguir?



Viu como o preço quebrou a parte de cima e passou a subir mais?

Se colocarmos uma ordem de entrada acima das linhas de tendência que conectam as alturas do par, nós iríamos saltar sobre a forte tendência de alta e fazer alguns pips!

Se você quiser mais pips, poderá parar os lucros fechando uma porção da sua posição, em seguida, deixando que a parte que sobrou conte com o aumento do preço.

Original: http://www.babypips.com/school/wedges.html

7.5 - Retângulos



Um retângulo é um padrão que se forma quando o preço é delimitado por níveis paralelos de suporte e resistência.

Um retângulo exibe um período de consolidação ou indecisão entre compradores e vendedores, onde não há uma certeza de pendência do preço para algum lado.

O preço vai "testar" os níveis de suporte e resistência várias vezes antes de finalmente sair. De lá, o preço pode tender na direção da fuga, quer seja no sentido ascendente quer no descendente.



No exemplo acima, podemos ver claramente que o par foi cercado por dois níveis de preços-chave, que são paralelos um ao outro. Nós apenas temos que esperar até que haja uma ruptura em um destes níveis. Lembre-se de que quando localizar um retângulo, olhe para o que está antes da caixaRetângulo de Baixa

Um retângulo de baixa é formado quando o preço se consolida a algum tempo, durante uma tendência de baixa. Isso acontece porque os vendedores provavelmente terão que fazer uma pausa e recuperar o fôlego antes de tornarem o preço mais baixo.


Neste exemplo, o preço quebrou o fundo do retângulo e continuou a disparar para baixo. Se tivéssemos vendido um pouco abaixo do nível de suporte, teríamos feito um bom lucro neste comércio.



Aqui vai uma dica: Uma vez que o par caia para baixo do suporte, ele tende a fazer um movimento sobre o tamanho do padrão. No exemplo acima, o par moveu-se para acima do alvo, de modo que deu mais chance de fazer mais pips!

Retângulo de Alta

Aqui está outro exemplo de um retângulo, mas desta vez, após uma tendência de alta. Após uma tendência de alta, o preço para um pouco para consolidar-se. Você consegue adivinhar para onde o preço se dirige a seguir?



Se você respondeu para cima, então acertou! Confira a boa fuga para cima que aconteceu!



Observe como o preço se moveu após quebrar a resistência do retângulo. Se tivéssemos comprado no nível da resistência, nós ganharíamos alguns pips!

Assim como no exemplo do retângulo de baixa, uma vez que o par quebra, geralmente faz um movimento que é pelo menos o tamanho de sua escala anterior.

Original: http://www.babypips.com/school/rectangles.html

7.6 - Bandeirolas

Bandeirolas de Baixa

Semelhante aos retângulos, bandeirolas são padrões de continuação formados após grandes movimentos.

Após uma grande movimento para cima ou para baixo, compradores ou vendedores geralmente param para recuperar o fôlego antes de fazer o par continuar em sua direção. Devido a isso, o preço geralmente se consolida e forma um pequeno triângulo simétrico, chamado de bandeirola.

Embora o preço ainda esteja consolidando, mais compradores ou vendedores em geral decidem entrar no movimento forte, forçando o preço a sair da bandeirola.

A bandeirola de baixa é formada durante uma íngrime, quase vertical de descida. Depois da queda acentuada dos preços, alguns vendedores fecham suas posições, enquanto outros decidem juntar-se à tendência, consolidando o preço mais um pouco.



Assim que uma boa quantidade de vendedores entram na tendência, o preço despenca, ultrapassando o fundo da bandeirola.



Como você pode ver, a descida é retomada depois que o preço fez passou o fundo. Para negociar nesse padrão gráfico, nós colocaríamos uma ordem de venda no fundo da bandeirola com um stop loss acima da bandeirola. Dessa forma, estaríamos fora do comércio desde logo caso a quebra fosse uma saída falsa.

Ao contrário dos outros padrões gráficos em que pode-se medir o tamanho mínimo que o preço se moverá, as bandeirolas sinalizam movimentos muito mais forte. Normalmente, a altura do movimento anterior (também conhecido como mastro) é usado para estimar o movimento de fuga.

Bandeirola de Alta

Bandeirolas de alta, assim como o nome sugere, significa que os touros irão ficar mais fortes (haverá alta). Significa que a subidda acentuada do preço será retomada após breve período de consolidação, quando os touros unirem energia suficiente para elevar o preço novamente.



Neste exemplo, o preço fez uma subida acentuada quase vertical antes de tomar o fôlego. Eu posso ouvir os touros arrastando as patas se preparando para a corrida!



Tal como prevíamos, o preço fez outro movimento forte para cima após a fuga. Para usar isto, basta colocarmos uma ordem de compra acima da bandeirola e o nosso stop abaixo do fundo da bandeirola para evitar saídas falsas.

Como discutido anteriormente, o tamanho do movimento de fuga é relativo ao tamanho da altura do mastro (o movimento anterior). Veja só! Bandeirolas são pequenas em tamanho mas podem sinalizar movimentos de preços enormes! Não as subestime!

Original: http://www.babypips.com/school/pennants.html

7.7 - Triângulos

Triângulos Simétricos

Triângulos simétricos é uma formação gráfica em que a inclinação das altas dos preços e a inclinação das baixas dos preços se juntam em um triângulo.

O que está acontecendo durante esta formação é que o mercado está fazendo os preços altos diminuirem e os preços baixos aumentarem. Isso significa que nem os compradores nem os vendedores estão tendo força suficiente para se ter uma tendência clara.

Se esta fosse uma batalha entre compradores e vendedores, então seria um empate.

Este é também um tipo de consolidação.



No gráfico acima, podemos ver que nem os compradores nem os vendedores poderiam elevar o preço em sua direção. Quando isso ocorre, temos preços altos diminuindo e preços baixos aumentando.

Quando estas duas inclinações se aproximam uma da outra, significa que uma fuga está se aproximando. Não sabemos em que direção a fuga ocorrerá, mas sabemos da sua provável futura ocorrência. Eventualmente, um lado do mercado estará certo.

Então, como podemos tirar proveito disso?

Simples.

Podemos colocar ordens de entrada acima das inclinações dos preços maiores e abaixo da inclinação dos preços menores. Desde já, sabemos que o preço irá seguir uma direção, o que pegar uma carona em qualquer que seja esta direção a que o mercado se mova.


Neste exemplo, se nós colocarmos uma ordem de entrada acima dos preços altos da inclinação, nós teríamos feito uma boa viagem para cima.

Se você tivesse colocado uma outra ordem de entrada abaixo da inclinação dos preços mais baixos, então você deve cancelá-lo logo que a primeira ordem for atingida.

Triângulo Ascendente

Este tipo de formação ocorre quando há um nível de resistência e uma inclinação de fundos mais altos.

O que acontece durante este tempo é que há um certo nível que os compradores não estão conseguindo ultrapassar. No entanto, eles estão gradualmente começando a empurrar o preço para cima, como é evidente pelos preços baixos.



No quadro acima, você pode ver que os compradores estão começando a ganhar força porque estão aumentando os preços baixos. Eles continuam exercendo pressão sobre o nível de resistência e, como resultado, uma fuga está prestes a acontecer.

Agora a pergunta é: "Para que direção o preço irá? Será que os compradores seriam capazes de quebrar esse nível ou será que a resistência é forte demais?"

Muitos livros de gráficos irão dizer-lhe que, na maioria dos casos, os compradores irão vencer esta batalha e que o preço vai quebrar a resistência.

No entanto, tem sido de nossa experiência, que isso nem sempre é o caso. Às vezes o nível de resitência é muito forte e simplesmente não há poder de compra suficiente para empurrá-lo completamente.

Na maioria das vezes o preço irá de fato subir. O que queremos dizer é que você não deve estar obcecado para saber a exatidão da direção do preço, mas que você deve estar pronto para o movimento em qualquer direção.

Neste caso, nós poderíamos colocar uma ordem de entrada acima da linha de resistência e embaixo da inclinação da subida dos preços baixos.



Neste cenário, os compradores perderam a batalha e o preço começou a despencar! Você pode ver que a queda teve aproximadamente a mesma distância da altura da formação do triângulo.

Se colocarmos uma ordem de venda embaixo da parte inferior do triângulo, nós poderíamos ter pego alguns pips com este mergulho.

Triângulo Descendente

Como você provavelmente já adivinhou, triângulos descendentes são exatamente o oposto dos triângulos ascendentes (sabíamos que você era inteligente!). Em triângulos descententes, há uma série de preços altos abaixando que formam a inclinação superior. A linha inferior é um nível de suporte que o preço não consegue quebrar.



No gráfico acima, você pode ver que o preço está gradualmente tomando elevações mais baixas que nos dizem que os vendedores estão começando a ganhar terreno contra os compradores.

Agora na maioria das vezes, e nós dizemos na MAIORIA, o preço irá acabar por quebrar a linha de apoio e cair.

Porém, em alguns casos a linha de apoio vai ser muito forte, e o preço vai saltar fora dela e fará um movimento forte para cima.

A boa notícia é que nós não nos importamos com a direção do preço. Nós sabemos que ele vai a algum lugar. Neste caso, colocaríamos as ordens de entrada acima da linha superior (elevações mais baixas) e abaixo da linha de apoio.



Neste caso, o preço acabou quebrando o topo do triângulo. Após o rompimento da alta, ele percorreu uma distância vertical próxima à altura do triângulo.

Colocar uma ordem acima do topo do triângulo teria rendido bons lucros.

Original: http://www.babypips.com/school/triangles.html

7.8 - Como usar Padrões Gráficos em Operações.

Você agora conhece vários padrões gráficos. Agora é o momento de fazê-lo entender melhor como usá-los e deixá-los seguir por si próprios.

Brincadeira! Não deixaremos você enquanto não estiver pronto!

Nesta seção, vamos discutir um pouco mais sobre como usar esses padrões gráficos para sua vantagem.

Não basta apenas conhecer as ferramentas de trabalho, temos que aprender a usá-las. E com todas essas novas armas em seu arsenal, os lucros irão disparar para cima!

Vamos resumir os padrões gráficos que acabamos de aprender e categorizá-los de acordo com os sinais que eles dão.

Reversão

Padrões de reversão são formações gráficas que sinalizam que a tendência em curso está prestes a mudar de rumo.

Se um padrão gráfico de reversão é formada durante uma tendência de alta, indica que a tendência irá reverter e que o preço irá abaixar em breve. Inversamente, se um padrão gráfico de reversão é visto durante uma tendência de baixa, ele sugere que o preço vai subir mais tarde.

Esta lição abrangeu seis padrões gráficos que dão sinais de reversão. Você pode citar todos os seis?

1. Topo Duplo
2. Fundo Duplo
3. Cabeça e Ombros
4. Cabeça e Ombros Invertidos
5. Fatia de Subida
6. Fatia de Descida

Se você lembrou de todos, você ganhou muitos pontos!



Para operar com estes padrões gráficos, basta colocar uma ordem acima da neckline e na direção da nova tendência. Em seguida, vá para uma meta (target) que é quase a mesma altura da formação.

Por exemplo, se você vê um duplo fundo, coloque uma ordem de compra sobre a formação da neckline à mesma distância entre o fundo e o neckline.

No interesse de uma gestão adequada ao risco, não se esqueça de colocar seus stops! Um stop loss razoável pode ser definido no meio da formação do gráfico.

Por exemplo, você pode medir a distância entre o duplo fundo e a neckline, dividir esta distância por dois e usar isto como o tamanho de seu stop.

Continuação

Padrões de continuação são formações gráficas que sinalizam que a tendência em curso será retomada.

Geralmente, estes são também conhecidos como padrões de consolidação, pois eles mostram como compradores ou vendedores dão uma pausa antes de avançar na mesma direção da tendência anterior.

Nos conhecemos os padrões de continuação, ou seja, as fatias, os retângulos e as bandeirolas. Note-se que as fatias podem ser tanto padrões de reversão quanto padrões de continuação dependendo da tendência em que se formam.



Para operar com esses padrões, basta colocar uma ordem acima ou abaixo da formação (seguindo a direção da tendência em curso, é claro). Em seguida, vá para um alvo (target) que seja pelo menos do tamanho do padrão gráfico de fatias e retângulos

Para bandeirolas, você pode tentar colocar um alvo mais alto, com a distância da mesma altura do mastro da bandeirola.

Para padrões de continuação, os stops são geralmente colocados acima ou abaixo da formação gráfica atual.

Por exemplo, quando operar com um triângulo de baixa, coloque seu stop alguns pips acima do nível superior ou resistência do retângulo.

Bilaterais

Padrões gráficos bilaterais são um pouco mais complicados porque dão sinal de que o preço pode seguir qualquer direção.

Que tipo de formações gráficas são essas?

São as formações de triângulos. Lembra quando nós falamos que o preço poderia fugir tanto para a parte superior quanto para a parte inferior com triângulos?



Para usar estes padrões você deve considerar ambos os cenários (de alta ou de baixa) e colocar uma ordem no topo da formação e outra no fundo da formação.

Se uma ordem é acionada, você pode cancelar a outra. De qualquer forma, você pode utilizar a ação.

Duplas possibilidades, o dobro da diversão!

O único problema é que você pode cair em uma falsa fuga se definir as ordens de entrada muito perto da parte inferior ou superior da formação.

Portanto, tenha cuidado e não esqueça de colocar o stop também.

Original: http://www.babypips.com/school/how-to-trade-chart-patterns.html

7.9 - Síntese - Padrões Gráficos



Como prometido, aqui está um Quadro-Resumo para ajudá-lo a lembrar de todos os padrões gráficos e de seus sinais.

Listamos a maioria dos padrões gráficos, quando eles se formam, que tipo de sinal eles dão e qual será a alteração do preço. Veja!



Você também pode querer adicionar esta página aos seus favoritos, caso seja necessário verificar novamente os sinais dos padrões gráficos antes de arriscar seu suado dinheiro em operações.

Você nunca sabe quando vai precisar deste quadro. Marque-o!

Como você deve ter notado, não incluimos as formações do triângulo (simértrica, ascendente e descendente) neste quadro-resumo.

Isso porque esses padrões podem se formar tanto em uma tendência de alta quanto de baixa e pode indicar tanto uma continuação quanto uma reversão.

Como dissemos, é difícil dizer onde haverá uma fuga do preço.

O importante é que você tenha dado suas ordens de entrada de modo que você possa fazer parte da ação de qualquer maneira!

0 comentários: