domingo, fevereiro 27

Moedas Cruzadas

5.1 - O que é um Par de Moedas Cruzadas?

A "moeda cruzada", também conhecida como "par de moedas cruzadas", ou simplesmente "cruzadas", é um par de moedas que não envolve o dólar dos EUA.

Alguns anos atrás, se alguém quisese mudar as moedas, primeiro teria que converter suas moedas em dólar dos EUA, só então poderiam converter na moeda que desejassem.



Por exemplo, se uma pessoa quisesse tornar libras esterlinas em iene japonês, teria primeiro que converter suas libras em dólares americanos, e em seguida converter esses dólares em ienes.

Com a invenção dos pares cruzados, as pessoas agora podem ignorar o processo de conversão de suas moedas em dólares dos EUA e simplesmente convertê-la diretamente em sua moeda desejada. Alguns exemplos de cruzamentos são: GBP/JPY, EUR/JPY, EUR/CHF e EUR/GBP.

Cálculo das taxas de cruzamento

Atenção: esta parte é um pouco chata ... a menos que você goste de números. Não é difícil, mas pode ser um pouco entediante. A boa notícia é que esta seção não é realmente necessária uma vez que a maioria das plataformas de corretoras já calculam as taxas cruzadas para você.

Mas se você é do tipo de pessoa que gosta de saber como tudo funciona, esta seção é para você! E, além disso, é sempre bom saber como as coisas funcionam, certo? Nesta seção vamos mostrar como calcular o bid (preço de compra) e o ask (preço de venda) de um par cruzado.

Digamos que nós queiramos encontrar os preços bid/ask para GBP/JPY. A primeira coisa que gostaríamos de fazer é olhar para os preços bid/ask de GBP/USD e USD/JPY.

Por que estes dois pares?

Como ambos tem o dólar como um par comum, ele passa a ser seu denominador comum.

Estes 2 pares são chamados de "legs" (pernas) de GBP/JPY, porque eles são os pares de dólar dos EUA relacionados ao par principal.

Agora vamos dizer que encontramos os preços bid/ask:

GBP/USD: 1,5630 (bid) / 1,5635 (ask)

USD/JPY: 89,39 (bid) / 89,43 (ask)

Para calcular o preço bid para o GBP/JPY, basta multiplicar os preços bid de GBP/USD e USD/JPY.

Se deu 139,70 , bom trabalho!

Para obter o preço ask para o GBP/JPY, basta multiplicar os preços ask do GBP/USD e USD/JPY e teremos 139,82. Ficou fácil!

Original: http://www.babypips.com/school/what-is-a-currency-cross-pair.html

5.2 - Pares cruzados apresentam mais oportunidades de negociação

Mais de 90% das transações no mercado cambial envolvem o dólar dos EUA. Isso ocorre porque o dólar dos EUA é a moeda de reserva do mundo. Você pode estar se perguntando: "Por que o dólar dos EUA e não a libra ou euro?"

A maioria dos produtos agrícolas e industriais como petróleo são cotados em dólares dos EUA. Se um país tem de comprar petróleo ou outros produtos agrícolas, primeiro tem que tornar a sua moeda em dólares dos EUA antes de ser capaz de comprar mercadorias. É por isso que muitos países mantêm uma reserva de dólares dos EUA em mãos. Eles podem fazer compras muito mais rápido com as reservas já em bolso.

Países como a China, Japão e Austrália são exemplos de importadores pesados de petróleo, e como resultado, eles possuem enormes reservas de dólares dos EUA em seus bancos centrais. De fato, a China tem quase um trilhão de dólares dos EUA em seu estoque de reserva!

E o que isso tudo tem a ver com a negociação das moedas cruzadas? Bem, já que a maior parte do mundo está ligada ao dólar dos EUA, a maior parte da especulação comercial é baseada em uma pergunta:

"O dólar dos EUA está fraco ou forte hoje?"

Essa pergunta vai afetar a maior parte dos pares mais líquidos:

Os maiores: GBP/USD, EUR/USD, USD/CHF, USD/JPY
Os pares de mercadorias: AUD/USD, USD/CAD, EUR/USD

Oberve que todos esses pares são atrelados ao dólar dos EUA. Isso não dá ao trader muitas opções quando a maioria das decisões de negociação são baseadas nesta especulação.



Você pode ver que qualquer um dos sete pares mais populares de moedas tomam uma postura anti-dólar americano ou pró-dólar americano. Esta especulação afeta qualquer um desses pares, e quase da mesma maneira em toda a linha.

Por outro lado no mercado acionário, o traders têm várias empresas para escolher, e não estão vinculadas a uma ideia de uma grande especulação.



Ampliada: http:*//www.*babypips.*com/school/images/grade15/djia-2009.*png

Com as ações, você pode ver que, embora o mercado em geral tenha sido positivo, ainda há muitas oportunidades comerciais. Não existe apenas um tipo de especulação que afeta todo o acervo de opções.

Em vez de olhar apenas os sete grandes pares baseando-se no dólar, há mais pares cruzados para que você encontre oportunidades lucrativas!

Ao negociar pares cruzados, você se dá maiores oportunidades de comércio porque estas moedas não são vinculadas ao dólar dos EUA, possivelmente tem diferentes comportamentos e movimentos dos preços. Assim, enquanto a maioria do mercado é pró-dólar ou anti-dólar, é possível encontrar novas oportunidades em pares cruzados.

Por exemplo, todos os pares baseados no dólar podem estar em maus momentos para se operar e o normal seria esperar melhores condições de mercado, mas um trader inteligente usaria os pares cruzados para procurar maiores oportunidades.

Seja diferente! A maioria dos traders operam apenas com os maiores. Agora você pode ser parte da minoria que comercializa com os cruzados.

Original: http://www.babypips.com/school/crosses-present-more-trading-opportunities.html

5.3 - Tendências e Variações mais Limpas

Dado que a maior parte do mercado cambial lida com o dólar americano, você pode imaginar que muitas das notícias farão com que pares de moedas americanas baseadas no dólar oscilem. Os EUA tem a maior economia do mundo, e como resultado, os especuladores reagem fortemente à imprensa dos EUA, mesmo que não cause uma grande mudança fundamental a longo prazo.

O que isso significa para os seus gráficos é que você vai ver vários "picos", mesmo em uma tendência emergente. Isso pode tornar mais difícil de detectar os indícios de tendência ou variação.



Ampliada: http:*//www.*babypips.*com/school/images/grade15/eurusd-crosses3.*png

Dia a dia, as atividades econômicas dos EUA podem manter os pares que têm o dólar como o EUR/USD (acima) fazendo tendências suaves.



Ampliada: http:*//www.*babypips.*com/school/images/grade15/eurjpy-crosses.*png

Por outro lado, podemos ver que durante o mesmo intervalo de datas o EUR/JPY fez uma viagem muito, muito mais suave para o topo. Esta foi provavelmente devido à menor quantidade de picos que existem nos pares que incluem o dólar americano. Então, como você pode ver, ambos os gráficos mostram a ascensão do euro durante o mesmo período de tempo, mas o que não tinha o dólar dos EUA (EUR/JPY) seria mais fácil de ser operado.

Se você vier a gostar de operar em tendências, as moedas cruzadas podem ser mais fáceis de se operar do que os pares mais importantes. Será mais fácil para você localizar a tendência e ter mais confiança em seus pontos de entrada por que você sabe que os níveis apontados por indicadores técnicos são mais eficazes que nos pares maiores.

Na próxima seção, vamos discutir como jogar com os pares cruaos também pode permitir-lhe tirar proveito dos diferenciais de taxas de juros. É como uma cereja no topo do sunday.

Original: http://www.babypips.com/school/cleaner-trends-and-ranges.html

5.4 - Tirando proveito do diferencial de juros

Com a venda de divisas cujo país tem uma taxa de juros mais baixas em relação às moedas cujo país tem uma taxa de juros mais altas, você pode lucrar com o diferencial de juros (conhecido como "carry trade"), tanto quanto a apreciação do preço.



Existem muitos pares cruzados com taxas de juros diferenciais elevadas, que são excelentes para esses tipos de comércios.



Ampliada: http:*//www.*babypips.*com/school/images/grade15/audjpy-crosses2.*png

Por exemplo, dê uma olhada na tendência de alta agradável no AUD/JPY. Se você tivesse comprado este par, teria um lucro substancial.

Em cima disso, o diferencial de juros entre JPY e AUD era enorme. De 2002 a 2007, o Reserve Banl of Australia aumentou suas taxas para 6,25% enquanto o BOJ manteve as suas em 0%.

Isso significa que se pode fazer lucros com uma posição de compra E com o diferencial de juros naquela operação.

Imagine uma vaca voadora de dinheiro.



Mais tarde, na faculdade (se o seu cérebro não explodiu com todo este conhecimento cambial até então), nós vamos te ensinar mais sobre o carry trade. Nós vamos ensinar-lhe em quais trabalhar e quais não. Iremos até mesmo ensinar-lhe algo útil chamado aversão ao risco. Mas isso é uma lição posterior.

Original: http://www.babypips.com/school/taking-advantage-of-interest-rate-differential.html

5.5 - Cruzamentos Obscuros

Embora os cruzamentos do euro e o iene sejam os cruzamentos mais líquidos, existem cruzamentos que além de não incluir o dólar americano, não incluem nem o euro ou o iene! Nós os chamamos de "Cruzamentos Obscuros"!

Se estivéssemos na escola - chegou a pensar que realmente estávamos na escola - Os pares mais importantes serão os atletas, enquanto os cruzamentos obscuros seriam as crianças emo excêntricas.



Isso por que a maioria dos traders preferem sair com a turma descolada do que com os cruzamentos obscuros!

Estamos falando de combinações realmente estranhas como AUD/CHF, AUD/NZD, CAD/CHF e GBP/CHF. É por isso que lhes chamamos de obscuros.

Negociar com esses pares é mais difícil e mais arriscado. Pelo fato de poucos traders os operarem, o volume de transações é muito menor e a liquidez pode ser difícil às vezes.

Devido aos mercados sem liquidez para estes cruzamentos, os seus preços podem se tornar um pouco voláteis, sendo, portanto, variar pouco pode se tornar uma ocorrência comum.

Confira essas imagens de AUD/CHF e GBP/CHF:



Você não quer ficar parado fora destes picos, quer? É por isso que a maioria dos traders costumam colocar um stop mais amplo quando operam com esses pares.

Mas a julgar pelo movimento irregular do cruzamento obscuro, seria realmente difícil pegar um bom comércio destes pares. A menos que você seja um guru de moedas cruzadas, é claro!



Viu o que significa?

Além disso, uma vez que estes pares não são negociados em demasia, os spreads sobre eles podem ser bem grandes.

Se você quiser negociar com estes cruzamentos, basta estar pronto para repentinos picos e estar disposto a pagar altos preços de spreads.

Original: http://www.babypips.com/school/obscure-crosses.html

5.6 - Planejando sobre notícias e fundamentos

Se fortes dados econômicos saem da Austrália, você pode procurar comprar o AUD. Sua primeira reação poderia ser comprar AUD/USD.

Mas e se, ao mesmo tempo, dados recentes também mostrarem os EUA experimentando um forte crescimento econômico? O preço de AUD/USD pode ser plano.

Uma opção que você teria é coincidir com o AUD contra outra moeda cuja economia não esteja tão bem... Hmmm... O que você poderia fazer?

Ah! Graças aos deuses do forex dos pares cruzados!

Digamos que você fez uma análise, verificou a agenda econômica do Babypips* ou diário econômico Pip** e você percebe que a economia japonesa não está em um bom momento.

O que você faz?

Claro, como qualquer valentão que se preze, você entra nessa oportunidade e compra muito AUD/JPY!



Não há nada de errado em ser um valentão, pelo menos não aqui na Escola de Pipsologia.

É o seu trabalho como operador aproveitar algumas oportunidades de colocar alguns pips em seu cofre.

Devido aos pares cruzados, agora você tem a oportunidade de igualar a moeda de uma economia de melhor desempenho a uma de mais fraco desempenho sem ter que lidar com o dólar dos EUA.

* agenda econômica do Babypips: http://www.babypips.com/tools/forex-calendar/

** diário econômico pip: http://www.babypips.com/blogs/pipnoculars/

Original: http://www.babypips.com/school/planning-around-news-and-fundamentals.html

5.7 - Criando Pares Sintéticos

Às vezes, os traders institucionais não podem trocar certos pares cruzados porque eles operam em um volume tão alto que não há liquidez suficiente para executar sua ordem.

A fim de executar suas atividades comerciais desejadas, eles têm de criar um "par sintético".

Digamos que um trader institucional quer comprar GBP/JPY, mas não pode por que não há liquidez suficiente. Para executar esse comércio, eles teriam que comprar GBP/USD e vender USD/JPY (anteriormente neste lição, aprendemos que esses pares são chamados de "legs").

Eles são capazes de fazer isso por que há uma abundância de liquidez no GBP/USD e USD/JPY que significa que eles podem fazer grandes encomendas.



Ampliada: http:*//www.*babypips.*com/school/images/grade15/gbjpy-synthetic.*png

Se você é um comerciante de varejo e quis fingir um comércio como um comerciante institucional, então você poderia, tecnicamente o comércio dos sintéticos também. Mas não seria muito inteligente.

Desde que o grande Al Gore inventou a internet, a tecnologia melhorou a tal ponto que até agora cruzamentos estranhos como GBP/EUR ou CHF/JPY podem ser negociados na plataforma de sua corretora. Além de ter acesso a um maior "menu" de pares de moedas para operar, o spread seria mais rigoroso sobre os cruzamentos em relação ao par sintético que você criasse.

E não vamos esquecer da margem! Criar um par sintético exige que você abra duas posições distintas e cada posição exige a sua própria margem de lucro. Isso bloqueia o capital necessário em sua conta de negociação, quando você pode simplesmente trocar a moeda cruzada e guardar na margem.

Então, se se está negociando yards (gíria para uma unidades de BILHÕES), deve-se esquecer pares cruzados sintéticos. Você poupará alguns pips (graças a um rigoroso spread), bem como liberará o seu capital para que você tenha novas operações.

Original: http://www.babypips.com/school/creating-synthetic-pairs.html

5.8 - Cruzamentos de Euro e Ienes

Depois do dólar, o euro e o iene são as moedas mais negociadas. E como o dólar americano, o euro e o iene são também moedas de reserva em diferentes países. Isto faz com dos cruzados com euro e iene os mais líquidos após os maiores.

Negociando Cruzamentos de Euros

Os cruzamentos mais populares para o euro são o EUR/JPY, EUR/GBP, e EUR/CHF.

Notícias que afetam o euro ou o franco suíço irão afetar mais em um cruzamento de EUR do que EUR/USD ou USD/CHF.

Novidades no Reino Unido afetam grandemente o EUR/GBP.

Por fim, notícias americanas interferem no movimento de alguns dos cruzados do EUR. Notícias americanas causam grandes movimentos em GBP/USD e USD/CHF. Isto não apenas afeta o preço do GBP e CHF sobre o dólar, mas pode também afetar o GBP e CGF sobre o EUR.

Um grande movimento para cima no USD irá tender a que se veja uma alta em EUR/CHF e EUR/GBP e o mesmo vale para a direção oposta.

Confuso? Ok, ok... vamos explicar melhor.

Digamos que os EUA mostram dados econômicos positivos fazendo com que o USD suba. Isso significa que, GBP/USD caia, levando o preço do GBP para baixo. Ao mesmo tempo, o USD/CHF aumentaria, também levando o preço do CHF para baixo.

A queda no preço GBP causaria então um aumento a EUR/GBP (desde que os traders estejam vendendo seus GBP).

A queda no preço CHF também causaria uma subida em EUR/CHF (já que os traders estão vendendo seus GBP).

Por outro lado, isso também funciona no sentido oposto, se os EUA mostrassem dados econômicos negativos.

Negociações de Cruzados com Iene

O iene é uma das moedas de cruzamento mais populares e que é basicamente negociada contra todas outras moedas mais importantes.

EUR/JPY tem o maior volume de cruzamentos JPY negociados a partir de fevereiro de 2010.

GBP/JPY, AUD/JPY e NZD/JPY são atraentes moedas "carry trades" por que eles oferecem os diferenciais das taxas de juros mais altas contra o iene.

Quanto aos pares de comércio JPY, voocê deve manter o olho em USD/JPY. Quando níveis-chave resistem ou quebram neste par, ele tende a espalhar-se para os pares JPY.

Por exemplo, se o USD/JPY rompe para cima de uma área chave de resistência, significa que os traders estão vendendo seus JPY. Isso poderia levar à venda do JPY em relação a outras moedas. Portanto, você poderia esperar para ver EUR/JPY, GBP/JPY e outros cruzamentos JPY irão subir também.

O CAD/JPY

Nos últimos anos, este par cruzado tornou-se muito popular, tornando-se altamente correlacionado com o preço do petróleo.

O Canadá é o segundo maior proprietário de reservas de petróleo e tem sido beneficiado com o aumento dos preços do petróleo.

Por outro lado, o Japão é fortemente dependente da importação de petróleo. Na verdade, mais de 99% do petróleo bruto do Japão é importado, uma vez que quase não tem reservas nativas de petróleo.

Esses dois fatores têm causado uma correlação positiva entre 87% entre o preço do petróleo e o CAD/JPY.

Original: http://www.babypips.com/school/euro-and-yen-crosses.html

5.9 - Como usar os Cruzados para operar os Maiores

Mesmo que você nunca queira trocar os cruzados e simplesmente ficar procurando negociar com os maiores, você pode usar os cruzamentos para ajudá-lo a tomar melhores decisões comerciais.

Aqui está um exemplo...

Uma moeda cruzada pode fornecer pistas sobre a força relativa de caad par de divisas.

Digamos que você consulte um sinal de compra para o EUR/USD e GBP/USD, mas você só pode ter uma transação.

Qual delas tomar?

Basta olhar para a sua bola de cristal e verá que não é fácil de encontrar a resposta certa.

Para encontrar a resposta certa, você olharia para o cruzamento EUR/GBP. Se o EUR/GBP está tendendo para baixo, isso indica que a libra é relativamente mais forte do que o euro no momento.

Então a resposta certa seria comprar GBP/USD, em vez de EUR/USD devido a força relativa da libra face ao euro.

Como o euro está mais fraco, em relação à libra, é provável que se fortaleça contra o dólar dos EUA, mas MENOS do que a libra.

Se o dólar americano enfraquece, com GBP/USD você poderia fazer mais pips pois este subiria mais que o EUR/USD.

Então, GBP/USD é o melhor para operar.



Você pode fazer esta análise relativa em qualquer um dos pares principais.

Vamos dizer que você esteja pessimista em relação ao dólar dos EUA. Como você procederia?

* Está difícil decidir se quer comprar EUR/USD ou vender USD/CHF? Olhe para o EUR/CHF.

* Está difícil decidir se compra USD/CHF ou USD/JPY? Olhe para o CHF/JPY.

* Está difícil decidir se compra EUR/USD ou se vende USD/JPY? Olhe para EUR/JPY.

* Está difícil decidir se compra GBP/USD ou se vende USD/CHF? Olhe para GBP/CHF.

* Está difícil decidir se compra GBP/USD ou se vende USD/JPY? Olhe para GBP/JPY.

Então lembre-se sempre, procure pares cruzados que possam lhe dar uma ideia da força relativa de uma determinada moeda.

Original: http://www.babypips.com/school/how-to-use-crosses-to-trade-the-majors.html

5.11 - Resumo: Pares Cruzados



Como você pode ver, há muitas, muitas oportunidades comerciais que se apresentam no mercado forex através dos pares cruzados. Aqui estão algumas coisas para lembrar:

* Pares Cruzados dão aos traders mais pares para se operar, o que significa mais oportunidades de negociação.

* Normalmente, vemos as tendências mais limpas em pares cruzados do que em pares maiores.

* Você pode tirar proveito dos diferenciais de taxa de juros em pares cruzados.

* Combine em sua análise uma moeda forte e uma fraca.

* Se o par que você está procurando operar não está disponível em seu corretor, não se preocupe. Você sabe como criar um par sintético, simultaneamente comprando e vendendo dois maiores para criar um cruzamento cambial.

* Os pares cruzados mais populares com euro são o EUR/JPY, EUR/GBP e o EUR/CHF.

* GBP/JPY, AUD/JPY e o NZD/JPY são atraentes "carry trades" por que eles oferecem um grande diferencial de juros contra o iene.

* Quando se opera com pares cruzados obscuros, deve-se atentar para as grandes oscilações e spreads maiores.

* Mesmo se você queira ficar nos pares maiores, você pode fazer uso dos pares cruzados para ajudá-lo a decidir qual par maior negociar.

* Não se esqueça que os movimentos em pares cruzados pode ter um efeito sobre os maiores.

* Última dica, por favor, seja consciente do valor do pip do cruzado que você está negociando. Alguns cruzados têm um valor de pips inferior ou superior aos maiores. Esta informação é muito boa para a sua análise de risco.

* Nos dias que você não puder ver grandes oportunidades nos pares principais, ou se você quiser evitar a volatilidade de algum evento de notícias dos EUA, confira alguns pares cruzados. Nunca se pode saber o que vai encontrar! Boa Sorte!

Original: http://www.babypips.com/school/summary-of-currency-crosses.html

1 comentários:

Blogger disse...

I would like to suggest that you use the most recommended Forex broker: AvaTrade.