sábado, fevereiro 19

5 Indicadores populares

5.1 - Bollinger Bands

Parabêns por ter chegado à quinta série! Cada vez que você avança uma série, você continua a adicionar mais e mais ferramentas para sua caixa de ferramentas de um operador.

"O que é caixa de ferramentas de um operador?" você pergunta.

Simples!

Vamos comparar a negociação à construção de uma casa. Você não usaria um martelo e um parafuso, certo? Nem usaria uma serra elétrica par serrar as unhas. Há uma ferramenta adequada para cada situação.

Assim como no comércio, algumas ferramentas de negociação e os indicadores são utilizados em ambientes ou situações específicas. Assim, quanto mais ferramentas você tiver, melhor você poderá se adaptar ao ambiente de mercado em constante mudança.

Ou se você quiser se concentrar em alguns ambientes de negociação específicos ou de ferramentas, seria bom também. É bom ter um especista quando você instala sua eletricidade ou encanamento, assim como é bom ser um expert em Bollinger Band ou em Médias Móveis.

Existem milhões de maneiras diferentes para pegar alguns pips!

Nesta lição, quando você estiver aprendendo sobre esses indicadores, pense em cada uma como uma nova ferramenta que você pode adicionar à sua caixa de ferramentas.

Você pode até não usar todas as ferramentas, mas é sempre bom ter opções, certo? Você pode até achar uma que você entenda e domine com conforto. Conheça novas ferramentas agora!

Vamos começar!

Bollinger Bands

Os bollinger bands são usados para medir a volatilidade do mercado.

Basicamenta, esta pequena ferramenta nos diz se o mercado está tranquilo ou se está agitado (loud). Quando o mercado está tranquilo, os bollinger bands se contraem, quando está agitado, os bollinger bands se expandem.

Oberve o gráfico abaixo, quando o preço é calmo, as bollinger bands estão juntas. Quando o preço sobe, elas se separam.



Praticamente isto é tudo que ele faz. Sim, podemos ir adiante e aborrecê-lo, lhe dizendo sobre como o Bollinger Band é calculado, as fórmulas por trás dele, e assim por diante, mas nós realmente não temos motivação suficiente para escrever sobre isso.

Com toda honestidade, você não precisa saber disso. Nós pensamos que é mais importante que nós mostremo-lhes algumas maneiras em que você pode aplicar as Bollinger Bands à sua negociação.

Nota: Se você realmente quiser saber mais sobre os cálculos de uma Bollinger Band, então você pode ir para: www.bollingerbands.comO salto Bollinger

Uma coisa que você deve saber sobre Bollinger Bands é que o preço tende a voltar para o meio das bands. Essa é a ideia por trás do salto Bollinger. Ao olhar o gráfico abaixo, você pode nos dizer para onde o preço irá?



Se você disse para baixo, então acertou! Como você pode ver, o preço estabelecido volta para baixo em direção a área média das Bands.



O que você acabou de ver foi um salto clássico de Bollinger. A razão destes saltos ocorrerem é por que as Bollinger Bands agem como níveis dinâmicos de de suporte e resistência.

Quanto maior o tempo do quadro, mais forte esta ferramenta tende a ser. Muitos traders têm desenvolvido sistemas que se desenvolvem nestes saltos e esta estratégia é melhor utilizada quando o mercado está variando sem uma tendência clara.

Agora vamos olhar uma maneira de usar as Bollinger Bands quando o mercado segue uma tendência.

Bollinger Squeeze

O Bollinger Squeeze é bastante auto-explicativo. Quando as Bands se espremem, isso normalmente significa que uma ruptura está para acontecer.

Se as velas começar a sair da Band superior, então o movimento continuará a subir. Se as velas começarem a ir para baixo do limite inferior da band, então o preço continuará a descer.



Olhando para o gráfico acima, você pode ver que as bands se aproximaram. O preço acaba de sair da Band superior. com base nessas informações, você acha que o preço subirá?



Se você disse que subiria, acertou novamente!

Isto é como um típico Bollinger Squeeze trabalha.

Essa estratégia foi concebida para apanhar um movimento tão cedo quanto possível. Instalações como estas não ocorrem todos os dias, mas provavelmente você pode identificá-los algumas vezes por semana, se estiver olhado para um gráfico de 15 minutos.

Há muitas outras coisas que você pode fazer com Bollinger Bands, mas estas são as duas estratégias mais comuns associadas a eles. É hora de colocar isto em sua caixa de ferramentas de trader, antes de passar para o próximo indicador.

Original: http://www.babypips.com/school/bollinger-bands.html

5.2 - Convergência e Divergência de Médias Móveis (MACD)


MACD é acrônimo para Convergência e Divergência de Médias Móveis. Esta ferramenta é usada para identificar médias móveis que indicam uma nova tendência, se é de alta ou de baixa. Depois de tudo, nossa maior prioridade em operar é estar pronto para encontrar as tendências, por que é onde podemos fazer mais dinheiro.



Com um gráfico MACD, você usualmente olhará três números que são usados para suas configurações.

* O primeiro é o número de períodos que é usado para calcular a média móvel mais rápida.

* O segundo é o número de períodos que é usado na média móvel mais lenta.

* E o terceiro é o número de barras que é usado para calcular a média móvel da diferença entre a média mais rápida e a mais lenta.

Por exemplo, se você vir "12, 26, 9" com os parâmetros MACD (que geralmente é a configuração padrão para a maioria dos pacotes gráficos), assim é como você o iria interpretar:

* 12 representa as últimas 12 barras da média móvel mais rápida.

* 26 representa as últimas 26 barras da média móvel mais lenta.

* 9 representa as últimas 9 barras de diferença entre duas médias móveis. Este é traçado por linhas verticais chamadas de historiograma (as linhas verdes no gráfico acima).

Há um equívoco comum quando se trata das linhas do MACD. As duas linhas que são desenhadas não são médias móveis dos preços. Em vez disso, elas são as médias móveis da diferença entre duas médias móveis.

Em nosso exemplo acima, a média móvel mais rápida é a média móvel da diferença entre 12 e 26 - períodos em movimento. A média móvel mais lenta aparece acima da última linha MACD. Mais uma vez, do nosso exemplo acima, este seria uma média móvel de 9 períodos.

Isso significa que estamos tomando a média dos últimos 9 períodos da linha MACD rápida e traçando-a como nossa mais lenta média móvel. Isso suaviza a linha original ainda mais, o que nos dá uma linha mais precisa.

O historiograma simplesmente mostra a diferença entre a média rápida e a média lenta. Se você olhar para o nosso gráfico original, poderá ver que, como as duas médias móveis separadas, o historiograma fica maior.

Isto é chamado divergência porque a média móvel rápida está "divergindo" ou afastando-se da média móvel mais lenta.

Como as médias móveis se aproximam uma das outras, o histograma fica menor. Isto é chamado de convergência, por que a média móvel é mais "convergente", ou aproxima-se mais lentamente da média móvel.

(...)

Ok, então você sabe o que o MACD faz. Agora vamos mostrar-lhe o que o MACD pode fazer por você.

Como negociar usando MACD

Como existem duas médias móveis com diferentes "velocidades", e o mais rápido será, obviamente, uma mais rápida a reagir ao movimento do preço do que a mais lenta.

Quando ocorre uma nova tendência, a linha vai reagir rápido em primeiro lugar e, eventualmente, cruzar a linha mais lenta. Quando este "crossover" ocorre, e a linha começa a "divergir", ou afastar-se da linha mais lenta, geralmente indica que uma nova tendência se formou.




A partir do gráfico acima, você pode ver que a linha rápida passou para cima da linha lenta e corretamente identificou uma nova tendência de baixa. Observe que quando as linhas se cruzam o historiograma desaparece temporariamente.

Isto porque a diferença entre as linhas no momento do cruzamento é 0. Assim que a tendência de baixa começa e a linha a linha rápida fica distante da linha baixa, o historiograma fica maior, que é uma boa indicação de uma tendência forte.

Vamos dar uma olhada em um exemplo.




No gráfico de 1 hora de EUR/USD acima, a linha rápida cruzou e ficou acima da linha lenta, enqunto o historiograma desapareceu. Isto sugere que a breve tendência de baixa provavelmente reverteria.

Desde então, o EUR/USD começou a disparar para cima quando começou uma nova tendência de alta. Imagine se você vendeu depois do crossover, você já ganhou quase 200 pips!

Há uma desvantagem para MACD. Naturalmete, médias móveis tendem a ficar um pouco atrasadas em relação ao preço. Afinal, é apenas uma média de preços históricos.

Como o MACD representa médias móveis de outras médias móveis e é suavizado por outra média móvel, você pode imaginar que há um pouco de atraso. No entanto, o MACD ainda é uma das ferramentas favoritas de muitos traders.

Original: http://www.babypips.com/school/macd.html

5.3 - Parabolic SAR

Até agora, nós olhamos os indicadores que incidem principalmente sobre a captura do início de novas tendências. Embora seja capaz de identificar novas tendências, é igualmente importante para identificar onde termina uma tendência. Afinal, o que é uma boa entrada sem uma saída oportuna?



Um indicador que pode nos ajudar a determinar se uma tendência pode estar chegando ao fim é o Parabolic SAR (Stop And Reversal). A Parabolic SAR marca pontos no gráfico que indicam o potencial movimento dos preços.

A partir da imagem acima, você pode ver que a mudança de pontos ficam abaixo durante a tendência de alta, e acima das velas quando a tendência é de baixa.

Como negociar usando Parabolic SAR

Um ponto positivo em Parabolic SAR é que ele é realmente simples de usar. Nós queremos dizer realmente simples.

Basicamente, quando os pontos estão abaixo das velas, é um sinal de compra, e quando os pontos estão acima da vela, é um sinal de venda.



Ampliada: http:*//www.*babypips.*com/school/images/grade5/how-to-use-parabolic-sar2.*png

Simples?

Sim, nós pensamos assim,

Este é provavelmente o indicador mais fácil de interpretar, por que ele assume que o preço esteja indo para cima ou para baixo. Dito isso, essa ferramenta é mais usada nos mercados que estão tendendo, e que tem muitas subidas e descidas.

Não queira usar esta ferramente em um mercado instável, onde o movimento do preço vai para todos os lados.

Usando o Parabolic SAR para sair de operações

Você também pode usar o Parabolic SAR para ajudar a determinar se deve fechar ou não seu comércio.

Confira como o Parabolic SAR trabalha como um sinal de saída neste gráfico diário de EUR/USD.



Ampliada: http:*//www.*babypips.*com/school/images/grade5/parabolic-SAR-example2.*png

Quando o EUR/USD começou a cair no final de abril, pareceu que ele iria mais baixo ainda. Um trader que quisesse comprar este par, provavelmente teria ficado esperançoso de que caisse ainda mais.

No início de junho, três pontos formaram-se no fundo do preço, sugerindo que a tendência de baixa tinha acabado e que era hora de fechar as compras.

Se você pensasse em uma situação parecida que o EUR/USD retomaria sua queda, você já deve ter perdido todos os ganhos, pois o par voltou para 1,3500.

Original: http://www.babypips.com/school/parabolic-sar.html

5.4 - Stochastic

O stochastic é um indicador que nos ajuda a determinar onde a tendência pode estar terminando.

Por definição, um stochastic é um oscilador que mede as condições sobrecompra e sobrevenda no mercado. As duas linhas são semelhantes às linhas MACD no sentido de que uma linha é mais rápida que a outra.

Como negociar usando o stochastic

Como dissemos anteriormente, o stochastic nos diz quando o mercado está em sobrecompra ou sobrevenda. O stochastic é uma escala de 0 a 100.

Quando as linhas stochastic estão acima de 80 (a linha vermelha pontilhada no gráfico acima), significa que o mercado está em sobrecompra. Quando as linhas stochastic estão abaixo de 20 (linha azul pontilhada), significa que o mercado está em sobrevenda.

Como regra geral, podemos comprar quando o mercado está em sobrevenda, e vender quando o mercado está em sobrecompra.


Olhando para o gráfico acima, você pode ver que o stochastic em sobrecompra vem mostrando condições há algum tempo. Com base nessas informações, você pode adivinhar onde o preço pode ir?



Se você disse que o preço iria cair, então você está absolutamente certo! Como o mercado estava em sobrecompra a um período longo de tempo, uma inversão estava prestes a acontecer.

Isso é o básico do stochastic. Muitos traders usam o stochastic de diferentes maneiras, mas o principal objetivo do indicador é nos mostrar onde as condições de mercado poderiam estar em sobrecompra ou sobrevenda.

Com o tempo, você vai aprender a usar o stochastic para combinar com seu estilo de negociação pessoal.

Ok, vamos passar ao SRI.

Original: http://www.babypips.com/school/stochastic.html

5.5 - Índice de Força Relativa
Índice de Força Relativa, ou RSI, é semelhante ao stochastic na medida em que identifica as condições de sobrecompra e sobrevenda no mercado. É também uma escala de 0 a 100. Normalmente, as leituras abaixo de 30 indicam sobrevenda, e acima de 70, sobrecompra.



Como negociar usando RSI


RSI pode ser usado como o stochastic. Podemos usá-lo para descobrir potenciais topos ou fundos, dependendo da sobrecompra ou sobrevenda do mercado.

Abaixo está um gráfico de 4 horas de EUR/USD.




O EUR/USD tinha caido durante a semana, algo em volta de 400 pips, ao longo de duas semanas.

Em 7 de junho, ele já estava negociado abaixo dos 1,2000. No entanto, o RSI caiu e ficou abaixo de 30, sinalizando que podem não haver mais vendedores no mercado e que o movimento poderia terminar. O preço então voltou a subir no próximo par de semanas.

Determinando a tendência a partir do RSI

RSI é um instrumento muito popular, porque também pode ser usado para confirmar formações de tendências. Se você acha que uma tendência está se formando, olhe rapidamente para o RSI e veja se está acima ou abaixo de 50.

Se você está olhando uma possível tendência de alta, certifique-se de que o RSI seja superior a 50. Se você está olhando para uma possível tendência de baixa, cerfique-se de que o RSI seja inferior a 50.



No início do gráfico acima, podemos ver que uma possível tendência de alta estava se formando. Para evitar falsos picos, nós podemos esperar que o RSI cruze para acima de 50 para confirmar a tendência. Muito bem, se o RSI passar de 50, você terá uma boa confirmação de que uma tendência de alta está se formando.

Original: http://www.babypips.com/school/relative-strength-index.html

5.6 - Índice de Média Direcional

O Índice de Média Direcional, ou ADX, é outro exemplo de oscilador. Ele oscila de 0 a 100, leituras abaixo de 20 indicam tendência fraca e tendências acima de 50 indicam tendências fortes.

Ao contrário do stochastic, o ADX não determina se a tendência é de alta ou se é de baixa. Ao contrário, ele mede a força da tendência atual. Por isso, ADX é normalmente usado para identificar se o mercado está variando ou uma nova tendência.

Dê uma olhada nesse gráfico:




Neste primeiro exemplo, o ADX ficou abaixo de 20 de setembro a dezembro. Como você pode ver no gráfico, EUR/CHF estava se movendo pouco durante esse tempo. A partir de janeiro, porém, o ADX começou a subir para além de 50, sinalizando que uma forte tendência poderia estar prestes a acontecer.

E você percebe isso! EUR/CHF quebra o limite inferior do intercalo e toma uma tendência muito forte. Isso equivaleria a 400 pips ganhos.

O que achou?

Agora, vamos olhar para este exemplo a seguir:




Assim como no primeiro exemplo, ADX estava abaixo de 20 e ficou lá por um bom tempo. Neste período o EUR/CHF estava variando. Logo, o ADX passou de 50 e o EUR/CHF passou a aumentar.

Uma forte tendência de alta ocorreu. Isso seriam 300 pips, assinados, selados e entregues.

Parece bastante simples, certo?

Se há um problema em usar ADX é que ele não lhe diz exatamente algo sobre compra ou venda. O que se pretende dizer é que ele não diz se você pode entrar em uma tendência ou não.

Se ADX vier a cair indo a menos de 20 novamente, isso poderia significar que a tendência de alta ou baixa está começando a enfraquecer e que poderia ser um bom momento para obter os lucros.

Como negociar usando ADX

Uma forma de operar usando ADX é esperar por quebras primeiro antes de decidir comprar ou vender. ADX pode ser usado como uma confirmação se o par continuará sua tendência ou não.

Outra maneira é combinar ADX com outro indicador, especialmente um que indica se o par é dirigido para baixo ou para cima.

ADX pode também ser usado para determinar quando deve-se fechar uma operação mais cedo.

Por exemplo, quando o ADX começa a ir para menos de 50, indica que a tendência atual está perdendo força. A partir de então, o par poderia se mover para qualquer lado, assim você poderia parar nestes pips antes que isto aconteça.

Original: http://www.babypips.com/school/average-directional-index.html

5.7 - Ichimoku Kinko Hyo

Sim, você ainda está no lugar certo. Você ainda está na Escola de Pipsologia e não em algum site japonês de fãs de pop. Não, "Ichimoku Kinko Hyo" não significa "Os pips podem ser seus" em japonês, mas poderá ajudá-lo a pegar os pips.

Ichimoku Kinko Hyo (IKH) é um indicador que avalia a dinâmica dos preços no futuro e determina futuras áreas de suporte e resistência. Agora temos um 3 em 1 para todos vocês! Também sei que este indicador é usado principalmente em pares JPY.

Para encrementar seu vocabulário japonês, a palavra Ichimoku significa "olhar", Kinko significa "equilíbrio" e Hyo significa "gráfico". Juntando os significados, ficará algo parecido com "Olhar equilibrado para o gráfico". Mas o que significa?

Um gráfico pode tornar as coisas mais fáceis de se explicar...





Opa, isso não ajuda. Algumas linhas a mais e isso vai se assemelhar a um sismógrafo.

Vamos tentar descobrir o que cada uma das linhas significa.

Kijun Sen (linha azul): Também chamada de linha padrão ou linha base, esta é calculada pela média maior alta e pela menor baixa para 26 períodos.

Tenkan Sen (linha vermelha): Esta é também conhecida como a linha de giro e é obtida pela média da maioir alta e menor baixa dos últimos 9 períodos.

Chikou Span (linha verde): Esta é também conhecida como a linha de atraso. É o preço de fechamento dos 26 períodos anteriores.

Senkou Span (linha laranja): A primeira linha Senkou é calculada pela média do Sen Tekan e do Sen Kijun, em 26 períodos à frente. A segunda linha Senkou é determinada pela média da maior alta e maior baixa dos últimos 52 períodos e 26 períodos somados à frente.



Entendeu? Bem, não é realmente necessário que você memorize a forma como cada uma das linhas é computada. O mais importante é saber interpretar estas linhas.

Como negociar usando Ichimoku Kinyo Hyo

Vamos dar uma olhada no Senkou Span primeiro.

Se o preço está acima do Senkou Span, a linha superior serve como o primeiro nível de suporte, enquanto a linha de fundo serve como um segundo nível de suporte.

Se o preço estiver abaixo do intervalo Senkou Span, a linha de fundo constitui o primeiro nível de resistência, enquanto a linha de topo serve como um segundo nível de suporte.

Se o preço estiver abaixo do intervalo Senkou Span, a linha de fundo constitui o primeiro nível de resistência, equanto a linha superior é o segundo nível de resistência. Certo?

Enquanto isso, o Sen Kijun funciona como um indicador do movimento do preço futuro. Se o preço for maior do que a linha azul, ele pode continuar a subir mais. Se estiver abaixo da linha azul, ele pode continuar a cair.

O Sen Tekan é um indicador da tendência do mercado. Se a linha vermelha está se movendo para cima ou para baixo, indica que o mercado está tendendo. Se ele se move na horizontal, sinaliza que o mercado está variando.

Por último, se o Chikou Span ou a linha verde cruza o preço no sentido de baixo para cima, isso é um sinal de compra. Se a linha verde cruza o preço de cima para baixo, é um sinal de venda.

Aqui está aquele gráfico de linhas mais uma vez, desta vez com os sinais de comércio:




Com certeza parece complicado à primeira vista, mas isto lhe dá informações sobre níveis de suporte e resistência, cruzamentos, osciladores e indicadores de tendência de uma vez só. Incrível, né?

Ok, já falamos sobre vários indicadores. Vamos ver como podemos colocar tudo o que você acabou de aprender juntos.

Original: http://www.babypips.com/school/ichimoku-kinko-hyo.html

5.8 - Juntando Tudo

Agora que você sabe como alguns dos indicadores mais comuns do mercado trabalham, você está pronto para começar a trabalhar com alguns exemplos. Melhor ainda, vamos combinar alguns desses indicadores e ver que sinais eles indicam.

Em um mundo perfeito, poderíamos tomar apenas um desses indicadores e operar estritamente pelo que este indicador nos conta. O problema é que não vivemos em um mundo perfeito, e cada um desses indicadores tem imperfeições.

É por isso que muitos traders combinam diferentes indicadores em conjunto para que eles possam "complementar" um ao outro. Geralmente eles usam três diferentes indicadores e não negociam enquanto os três indicadores não lhes derem o mesmo sinal.

Neste primeiro exemplo, temos as Bollinger Bands e o Stochastic em um gráfico EUR/USD. Se o mercado parece estar variando lateralmente, é melhor prestar atenção ao salto do Bollinger Band.





Confira que os sinais de venda a partir da Bollinger Band e do Stochastic. EUR/USD subiu até o topo da Band, que normalmente atua como nível de resistência.

Ao mesmo tempo, o stochastic chegou à zona de sobrecompra, sugerindo que o preço cairá em breve.

E o que aconteceu depois?

EUR/USD caiu cerca de 300 pips, e você teria feito um ótimo lucro se você tivesse comprado.

Mais tarde o preço fez contato com a parte inferior da Band, que normalmente serve como um nível de suporte. Isso significa que o par pode ir para cima deste ponto. Com o Stochastic indicando sobrevenda, significa que devemos vender.

Se você tivesse operado assim, teria ganho cerca de 400 pips. Nada mal!

Aqui está outro exemplo, com RSI e MACD ao mesmo tempo.



Ampliada:

Quando o RSI atingiu a zona de sobrecompra e deu sinal de venda, o MACD logo em seguida cruzou para baixo, que também é um sinal de venda. E, como você pode ver, o preço se moveu para baixo de lá.

Um viva para nossos indicadores!

Mais tarde, o RSI cruza para a região de subrevenda e dá um sinal de compra. Poucas horas depois, o MACD fez um cruzamento para cima, que também é um sinal de compra. De lá, o preço fez uma subida constante. Mas pips para nós, Yipee!

Você deve ter notado no exemplo que o RSI dá sinais antes do MACD. Devido a várias propriedades e a "fórmulas mágicas" para indicadores técnicos, alguns realmente dão sinal mais cedo, enquanto outros se atrasam um tanto.

Quando você continuar sua jornada como trader, vai descobrir quais os indicadores que melhor funcionam com você. Posso dizer que gosto de usar o MACD, Stochastic e RSI, mas você pode te uma preferência diferente.

Cada trader lá fora tentou encontrar a "combinação mágica" de indicadores que lhes dará o sinal para verdade o tempo todo, mas a verdade é que não existe tal coisa.

Nós o incentivamos a estudar cada indicador por si só até conhecer as tendências de como ele se comporta em relação ao movimento do preço, e depois avançar com uma combinação que você entenda e que se adeque ao seu estilo de negociação.

Mais tarde no curso, vamos mostar um exemplo de um sistema que combina diferentes indicadores para dar uma ideia de como eles podem se complementar mutuamente.

Original: http://www.babypips.com/school/putting-it-all-together.html

5.9 - Resumo: Indicadores Comuns de Gráficos



Tudo que você aprender sobre negociação é como uma ferramenta que está sendo adicionada a sua caixa de ferramentas de trader. Suas ferramentas lhe darão uma chance melhor de fazer decisões de negociação principalmente quando você usar a ferramenta certa no momento certo.

Bollinger Bands

* Utilizado para medir a volatilidade do mercado.

* Eles agem como mini-níveis de suporte e resistência.

Bollinger Bouce

* Uma estratégia que se baseia na noção de que o preço tende a voltar sempre para o meio das Bollinger Bands.

* Você compra quando o preço atinge a Bollinger Band inferior.

* Você vende quando o preço atinge a banda Bollinger Band superior.

* Melhor usada em mercados que variam horizontalmente.

Bollinger squeeze

* Uma estratégia que é utilizada para a captura de quebras precocemente.

* Quando as Bollinger Bands "espremerem", significa que o mercado está muito calmo, e que uma quebra é iminente. Uma vez que ocorra uma fuga, podemos entrar em uma operação que dependerá da direção que o preço tomar.

MACD

* Usado para captar tendências precocemente e também pode nos ajudar a localizar a inversão dessas tendências.

* É constituída por duas médias móveis (uma rápida, uma lenta) e as linhas verticais chamadas de um histograma, que mede a distância entre as duas médias móveis.

* Ao contrário do que muitos pensam, as linhas de média móvel não são médias móveis do preço. Eles são médias móveis de outras médias móveis.

* A desvantagem com o MACD é o seu atraso, pois ele usa muitas médias móveis.

* Uma forma de usar o MACD é aguardar que a linha rápida cruze para cima ou para baixo a linha lenta e entre no comércio em conformidade, pois sinaliza uma nova tendência.

Parabolic SAR

* Este indicador é feito para detectar mudanças de tendência, daí o nome Parabolic Stop And Reversal (SAR).

* Este é o indicador mais fácil de se interpretar, porque só dá sinais de alta e baixa.

* Quando os pontos estão acima das velas, é um sinal de venda.

* Quando os pontos estão abaixo das velas, é um sinal de compra.

* Estes são mais usados em mercados com tendências que consistem em longas subidas ou descidas.

Stochastic

* Usado para indicar as condições de sobrecompra e sobrevenda.

* Quando as linhas de tendência das médias móveis estão acima de 80, significa que o mercado está em sobrecompra e que devemos estar prontos para vender.

* Quando as linhas de tendência das médias móveis estão abaixo de 20, significa que o mercado está em sobrevenda e que devemos estar prontos para comprar.

Índice de Força Relativa (RSI)

* Semelhante ao stochastic na medida em que indica condições de sobrecompra e de sobrevenda.

* Quando o RSI é superior a 70, significa que o mercado está em sobrecompra e que pode-se vender.

* Quando o RSI é inferior a 30, significa que o mercado está em sobrevenda e que pode-se comprar.

* RSI também pode ser usado para confirmar formações de tendência. Se você acha que uma tendência está se formando, aguarde que o RSI suba ou abaixe a menos de 50 (dependendo se você estiver olhando uma tendência de alta ou de baixa) antes de entrar em uma negociação.

Índice de Média Direcional (ADX)

* O ADX mede o quão forte uma tendência é.

* Ele oscila de 0 a 100, com leituras abaixo de 20 indica tendência fraca e acima de 50 indica uma forte tendência.

* O ADX pode ser usado como uma confirmação se o par poderia continuar na sua atual tendência ou não.

* O ADX pode também ser usado para determinar quando deve-se fechar uma negociação mais cedo. Por exemplo, quando o ADX começa a ir para baixo de 50 indica que a tendência atual está perdendo força.

Ichimoku Kinko Hyo

* Ichimoku Kinko Hyo (IKH) é um indicador que avalia a dinâmica dos preços no futuro e que determina as futuras áreas de suporte e resistência.

* Ichimoku significa "olhar", Kinko significa "equilíbrio", enquanto hyo é gráfico em japonês. Juntando seus significados, a frase Ichimoku Kinko Hyo é entendida por "um olhar equilibrado para o gráfico".

* Se o preço está acima do Senkou Span, a linha superior serve como primeiro nível de suporte, enquanto a linha de fundo serve como um segundo nível de suporte. Se o preço estiver abaixo do Senkou Span, a linha de fundo constitui o primeiro nível de resistência, enquanto a linha superior é o segundo nível de resistência.

* O Sen Kijun funciona como um indicador do movimento futuro do preço. Se o preço for maior do que a linha azul, pode continuar a subir mais. Se o preço está abaixo da linha azul, pode continuar caindo.

* O Sen Tenkan é um indicador da tendência do mercado. Se a linha vermelha está se movendo para cima ou para baixo, significa que o mercado está tendendo. Se ele se move na horizontal, sinaliza que o mercado está variando.

* O Span Chikou é a linha de atraso. Se a linha Chikou atravessa o preço no sentido de baixo para cima, isso é um sinal de compra. Se a linha verde cruza o preço de cima para baixo, isso é um sinal de venda.

Cada indicador tem suas imperfeições. É por isso que os comerciantes combinam muitos indicadores diferentes para que se complementem uns aos outros. Enquanto você progride em sua carreira comercial, você vai aprender quais os indicadores que você mais gosta e poderá combiná-los de uma maneira que se encaixe ao seu estilo de negociação.

Original: http://www.babypips.com/school/summary-common-chart-indicators.html

2 comentários:

Gabriel Lins Magalhães disse...

Muito bom.
Melhor e mai claro texto que li esta semana sobre o assunto.
Parabéns.

Gabriel Lins Magalhães disse...

Muito bom.
Melhor e mai claro texto que li esta semana sobre o assunto.
Parabéns.