terça-feira, janeiro 25

Trading Psicológico: Os 3 c´s.

Não sou um psicólogo mas eu tenho andado na montanha russa do mercado há
um bom tempo, estou acostumado com as altas e baixas. Até hoje eu sinto
uma rápida sensação de adrenalina ao entrar em uma operação. Pode parecer
engraçado já que nós supostamente devemos operar sem emoção, mas eu
ainda sei o que uma operação perdedora faz nos sentir, especialmente
quando eu quebro as regras de operação. Em operações vencedoras, obviamente
me sinto bem. Mas eu tento me sentir o mais frio tanto nas trades
vencedoras quanto nas perdedoras. O meu mais valioso capital é a minha
confiança, meu julgamento, minhas análises e minhas ferramentas.

Esta experiência me leva a seguir o caminho dos 3 Cs: Compreensão +
Confirmação = Confiança.

É a unica fórmula, do ponto de vista psicológio, que aplico em minhas operações. E pode
ser definido em qualquer um dos 4 estágios do mercado: Acumulação,
Distribuição , Altista e Baixista. Mas estas são condições do mercado, o
que eu busco falar neste post é sobre o lado psicológico do trader. Se você conseguir excluir os
seus medos., angústias, demonios internos, é muito mais fácil ver/escutar a mensagem
do mercado.

Compreensão é a primeira etapa. Nos precisamos entender o processo e as
ferramentas que estamos utilizando. Não é nenhuma surpresa que Sistemas
Automatizados de Trading são tão populares - é uma luxuria que pode ser
extremamente úitil, mas é também uma atração para aqueles traders que
perderam confiança em si mesmos e em suas ferramentas. A automatização
não deveria "nos" levar no processo, e sim injetar sua essência em nós, ou seja,
tornando o trader em uma versão menos emocinal. Eu acredito que muitos
traders pulam a parte do aprendizado muito cedo, não ganham
conhecimento suficiente para entender o suficiente qual o objetivo da
estratégia.

Confirmação é quando nos testamos o que "sabemos" e vemos se "funciona".
Isso é comum em contas demonstrativas ou contas mini. Francamente, ao
meu ver, eu não vejo muito valor na conta demo além dos conceitos
básicos que ali se aprendem. A não ser que tenha dinheiro real no "jogo"
não aprendemos quase nada, ou o aprendizado é fantasioso.
Apenas com dinheiro na linha é que é lançado o desafio de controlar o
sentimentos de acordo com as reações do mercado. São as primeiras trades
nervosas , em que "sentimos" o mercado. Nos esperamos o melhor e
preparamos para o pior . É um processo de observação, e leva tempo. Não
existe um atalho para se adquirir confiança.

Novos traders tendem a ganhar confiança rápidamente assim que as
operações começam a dar lucro e depois de perdas dolorasas e
numerosas trades negativas recuperar a confiança torna-se um processo
lento. Depois de perder a confiança é difícil reconquista-la . A
confiança é conquistada mais fácilmente se seguirmos um plano com muita
disciplina .

Confiança não é algo que nos fazemos e sim algo que nos ganhamos ou
descobrimos após o processo compreensão e confirmação, e cada trader
leva o seu tempo para s

eguir este caminho. Não existe um tempo certo
definido. Sem ter um sistema solido, compreendendo as ferramentas para
operar, e sem testar, podem ocorrer regressos, você pode perder sua
confiança. Mas pode ser reconstruída, através dos dois primeiros Cs.

0 comentários: